Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HUAC adquire colchões que evitam escaras em pacientes acamados
Início do conteúdo da página
humanização

HUAC adquire colchões que evitam escaras em pacientes acamados

Toda UTI Adulto conta agora com o novo equipamento

  • Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 11h06
imagem sem descrição.

Pacientes acamados que ficam muito tempo na mesma posição podem apresentar lesões por pressão (LP), conhecidas também como escaras. Existem algumas medidas que são adotadas para evitar tais feridas, como a mudança de posição dos pacientes e a hidratação da pele.

 

O uso dos colchões pneumáticos é mais uma forma de oferecer um atendimento humanizado aos pacientes do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh), já que a utilização deles tem um papel fundamental na prevenção de lesões por pressão. A iniciativa da aquisição desse equipamento partiu da Comissão de Cuidados com a Pele e do Núcleo de Segurança do Pacientes da Instituição.

 

O HUAC adquiriu 30 colchões, assim, toda a UTI Adulto agora conta com essa melhoria no que diz respeito à prevenção de lesões por pressão. Os demais serão disponibilizados para as alas conforme a necessidade dos pacientes.

 

O colchão pneumático é composto por vários compartimentos que se enchem e se esvaziam alternadamente, fazendo com que não haja atrito da pele do paciente com o colchão por muito tempo.

 

“Os colchões ajudam muito na prevenção de LP, eles são o que há de mais moderno nesse sentido. O que nós podemos oferecer ao paciente em termos de cuidados para evitar essas lesões, agora ofertamos com mais essa medida de prevenção. É uma alegria muito grande para nós!”, afirmou a enfermeira integrante da Comissão de Cuidados com a Pele, Roberta Amador.

 

Na última sexta-feira, 19, os técnicos da empresa terceirizada de Engenharia Clínica juntamente com membros da Comissão de Cuidados com a Pele realizaram treinamento na UTI Adulto sobre a correta utilização dos colchões.

 

(Ascom HUAC/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): humanização
Fim do conteúdo da página