Pandemia dá sinais de descontrole na Paraíba, aponta pesquisa da UFCG
Pela segunda semana consecutiva, o estado registrou mais de 13 mil novos casos
De acordo com o Relatório de Pesquisa semanal divulgado pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Paraíba está enfrentando um dos momentos mais críticos da pandemia de Covid-19. É que o número de novos casos foi recorde para o estado em maio, registrando-se 38.296 novas confirmações de contágio.
“Os números de casos confirmados na Paraíba atingiram os níveis mais críticos. Pela segunda semana consecutiva, o estado registrou mais de 13 mil novos casos. Campina Grande segue a mesma tendência e registrou, apenas na semana passada, 1.388 novos casos, a terceira semana com mais contágios desde o início da pandemia”, explicou Josenildo.
Segundo o professor responsável pelo trabalho, o aumento de novos casos no estado representou um crescimento de 77% na média móvel de novos casos diários nos últimos 14 dias. “A situação é muito crítica. Esses números certamente terão impacto, muito em breve, também nos registros de mortalidade, e isso é bem preocupante”, completou.
Até o próximo sábado (12/7), a pesquisa estima que a Paraíba atingirá os 356.266 casos totais, registrando 8.020 óbitos. Campina Grande deve chegar aos 31.948 casos no mesmo período, com 945 mortes.
O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).
Clique aqui para acessar o relatório na íntegra.
(Ascom CCT/UFCG)
Redes Sociais