Página inicial > Últimas Notícias > Proposta de professora da UFCG é aprovada como lei no Calendário Municipal de Sumé
Educação em Solos

Prazo segue até 25 de junho

• Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 16h40

Uma proposta de valorização do solo e do povo camponês, idealizada e formulada pela professora Adriana Meira Vital, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sumé, foi apresentada ao vereador do município daquele município, Daniel Lêla, que fez os encaminhamentos pertinentes na Câmara de Vereadores e teve aprovação por unanimidade, sendo sancionada pelo prefeito da cidade, Éden Duarte, no dia 01 de junho de 2021. Trata-se da Lei 1424 de 1º de junho de 2021, que “Cria no âmbito do Calendário Escolar Municipal as datas comemorativas ao Solo e aos Agricultores.

A inserção das datas de referência ao solo (15 de abril - Dia Nacional da Conservação do Solo e 5 de dezembro - Dia Mundial do Solo) e ao povo camponês (dia 28 de julho - Dia do Agricultor) permitirá trabalhar de forma contextualizada e significativa, possibilitando aos professores uma ação interdisciplinar para o aprofundamento do conhecimento do solo e das práticas de conservação bem como do reconhecimento da importância do povo camponês, que vão se somar aos saberes e fazeres que os estudantes trazem consigo de suas comunidades e de suas vivências familiares.

"Essa Lei é de grande relevância haja vista a problemática do avanço da degradação dos solos e a necessidade de abordar os conteúdos do ensino do solo de maneira contextualizada com a realidade semiárida, oportunizando aos estudantes ampliar seus saberes, uma vez que a escola tem por missão contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental e comprometidos com a vida. Avançar no diálogo sobre a Educação em Solos é ir além de das informações e conceitos: é trabalhar atitudes e valores", disse a professora.

A lei se alinha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e avança no diálogo da Educação em Solos na região. "Estão de parabéns os Vereadores de Sumé pela sensibilidade para com a temática, está de parabéns a Gestão Pública local que sai na vanguarda com essa propositura e estão de parabéns os professores e estudantes da Educação Básica do Município de Sumé", completou Adriana Meira.

(Assimp CDSA/UFCG)

Assunto(s): Educação em Solos