Projeto com participação da UFCG é destaque na mídia nacional
Por empregar técnica inédita, projeto investigará a evolução do Universo
O Radiotelescópio Bingo - projeto internacional liderado pela Universidade de São Paulo (USP), com a participação de cientistas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais do Reino Unido, Suíça, Uruguai, França e China – foi destaque no Caderno Ciência do jornal Estadão dessa segunda-feira, dia 15. A matéria foi replicada por diversos portais nacionais de notícias nas seções de Educação e Ciência.
A estrutura será composta por dois pratos gigantes, cada um com cerca de 40 metros de diâmetro, que receberão radiação do céu e projetarão seu espectro em uma série de detectores metálicos, chamados cornetas. A previsão é que a primeira delas, instalada no campus Campina Grande da UFCG, comece a operar ainda este mês.
Além da instalação da corneta, a UFCG tem participado nos trabalhos de captação de sinais de rádio, construção do radiotelescópio, desenvolvimento de modelagens teóricas que podem ser testadas com os dados futuros. O professor João Rafael Santos, pesquisador da UFCG/Bingo, também destaca a atuação da universidade nas simulações para melhoria do design e a detecção dos chamados pulsos rápidos de rádio, que pretendemos medir com a atual corneta.
Veja matéria
(Ascom UFCG)
Redes Sociais