Página inicial > Últimas Notícias > Escola FIMUS será lançada no próximo domingo
música

Escola FIMUS será lançada no próximo domingo

Projeto será uma ação permanente do Festival Internacional de Música de Campina Grande

• Publicado: Quinta, 08 de Julho de 2021, 16h36

Será lançada no próximo domingo, dia 11, a Escola FIMUS, uma ação permanente do Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS). O lançamento acontece dentro da programação da 12ª edição do Festival, que está sendo transmitido no canal do YouTube da TV Nordestina.

O objetivo da proposta é formar músicos, tendo como público alvo os alunos da rede pública, bem como crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Inicialmente, o projeto contemplará 120 alunos do ensino fundamental de Campina Grande. Com aulas gratuitas realizadas duas vezes por semana nas escolas cadastradas, os participantes terão a oportunidade de aprender flauta doce e canto coral, bem como teoria musical e solfejo, tudo isso integrado ao repertório que será ministrado. Os instrumentos serão disponibilizados pela Escola FIMUS. Também serão realizadas aulas online através da Plataforma Zoom ou Google Meet.

Integram o projeto, a realização de concertos dos alunos com músicos convidados. Essas apresentações públicas deverão ocorrer no Natal, na Páscoa e no FIMUS 2022.

Para o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vladimir Silva, diretor-artístico do FIMUS e idealizador do projeto, juntamente com diretor geral, Carlos Alan Peres da Silva, a Escola vem para consolidar o caráter social do Festival.

“O Festival Internacional de Música de Campina Grande não pode restringir-se aos aspectos artísticos e limitar-se às atividades ao longo de dez dias. Ele precisa expandir-se no tempo e no espaço, incluindo diferentes localidades da cidade, sendo uma opção de atividade educativa para as crianças e jovens, que poderão descobrir as alegrias da música e até mesmo seguir a carreira profissional”, destaca.

Ainda de acordo com Silva, a iniciativa vem para preencher uma lacuna importante na cidade, aproximando a academia da comunidade, contribuindo para a consolidação da cidadania por meio da música. “A Escola FIMUS será também um espaço propício para estagiários, para a interpretação de obras originais e da música dos compositores da região”, revela.

Parceria com poder público

A meta da Escola é realizar parcerias com o poder público municipal e estadual, no intuito de viabilizar a manutenção do projeto. “Em princípio, atenderemos comunidades específicas de Campina Grande, mas a ideia é que a Escola chegue a qualquer Prefeitura que queira participar do projeto, assim como o Governo do Estado”, diz.

12ª edição do FIMUS

Aberto no último sábado, dia 03, o Festival segue até domingo, dia 11, em formato híbrido, com atividades ao vivo e gravadas. A programação conta com concertos, recitais e cursos com artistas e professores do Brasil, Costa Rica, Estados Unidos, Portugal, França, Mali e Madagascar.

Além da UFCG, o evento é realizado pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba e Affins Produções. Este ano, recebe o incentivo do Prêmio FUNARTE Festivais de Música 2020 e da Lei Aldir Blanc Festivais de Arte 2020, por meio da SECULT e Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Para mais informações, acesse www.fimus.art.br.

Assunto(s): música