Página inicial > Últimas Notícias > UFCG e UFPB vão estabelecer parceria com a Energisa na área de energias renováveis
tecnologia

Cooperação prevê o financiamento de pesquisas e a oferta de estágio e emprego para alunos e egressos

• Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 09h44
imagem sem descrição.

O reitor Antônio Fernandes, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), esteve reunido nessa quinta-feira, dia 29, em João Pessoa, com gestores do grupo Energisa e com o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia. Em debate, o estabelecimento de parceria na área de energias renováveis entre a empresa e as duas instituições de ensino.

A cooperação técnica prevê a captação de recursos para o financiamento de pesquisas, bem como a oferta de oportunidades de estágio e emprego para alunos e egressos. Segundo o vice-presidente de Tecnologia da Energisa, Gustavo Valfre, a ideia é gerar soluções para a empresa, com o objetivo de otimizar processos e reduzir custos na área de geração de energia, além de atender à demanda por profissionais especializados, formados nas universidades.

"O conhecimento das duas universidades na área de energias renováveis pode impulsionar o desenvolvimento da Paraíba, por meio de ações conjuntas como essa. Queremos, cada vez mais, estreitar os laços entre as duas instituições para, assim, promover o crescimento regional”, afirmou o reitor da UFCG.

O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, considera a parceria como estratégica. “A Energisa percebeu a possibilidade de investir em nossas pesquisas para que possamos oferecer produtos que beneficiam as duas instituições e a sociedade como um todo”, observou.

Também participaram da reunião a chefe de Gabinete da UFCG, Giliara Gurgel, o diretor técnico e comercial da Energisa na Paraíba, Jairo Perez, e gestores da UFPB, como a vice-reitora Liana Filgueira, o diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), Euler Macedo, os pró-reitores de Pesquisa (Propesq), Valdir Braga, e de Pós-Graduação (PRPG), Fernando Perazzo, os presidentes das agências de Inovação Tecnológica (Inova), Kelly Gomes, e de Cooperação Internacional (ACI), Sandro Marden, e o procurador Carlos Mangueira.

(Ascom UFCG, com dados da Ascom UFPB. Foto: Angélica Gouveia)

Assunto(s): tecnologia