Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Profissional do HUAC fala sobre importância da vacinação contra a Covid-19
Início do conteúdo da página
imunização

Profissional do HUAC fala sobre importância da vacinação contra a Covid-19

Socorro Martins observa que quase 97% dos óbitos pela doença no país são de pessoas que não tomaram as duas doses. No momento, apenas 23,67% da população da Paraíba estão totalmente imunizados (com duas doses ou dose única). O ideal é 80%.

  • Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 09h11

Muito se tem falado nesses dias sobre a eficácia das vacinas contra a covid-19. Assim, a médica pediatra do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, e Presidente do Comitê de Imunização da SSP, Socorro Martins, explica sobre o papel da imunização no combate ao coronavírus.

 

“A importância da vacinação para o controle da pandemia é consenso entre os especialistas do mundo todo, principalmente quando utilizada de forma coletiva, atingindo altas coberturas vacinais e evitando que a disseminação do vírus entre as pessoas seja maior do que a velocidade da vacinação, consequentemente, tornando a vacinação individual mais efetiva”, afirma.

 

Porém, é importante ter em mente que apesar de todas as vacinas disponíveis terem boa efetividade contra casos moderados e graves, elas não evitam a transmissão da doença, e que nenhuma vacina é 100% eficaz.

 

Socorro Martins reforça que é preciso levar em conta também que os vírus podem sofrer mutações ao longo do tempo e escapam da ação dos anticorpos neutralizantes das vacinas, tornando-as menos eficientes.

 

Contudo, é comprovado o papel fundamental das vacinas na diminuição das mortes pela doença. “Segundo pesquisa realizada recentemente pela USP/UNESP utilizando a plataforma Info Tracker, apenas 3,7% dos óbitos por Covid-19 registrados em 2021 no país são de pessoas imunizadas com esquema vacinal completo, sendo observado principalmente em idosos com mais de 70 anos e esse percentual está dentro das falhas vacinais encontradas para outras vacinas”, frisou.

 

Portanto, é essencial que todos tomem as duas doses da vacina. Pois, até alcançarmos mais de 80% da população com o seu ciclo vacinal completo, será necessário que mesmo as pessoas já imunizadas continuem com os protocolos de prevenção, como o uso de máscara e a manutenção do distanciamento social. No momento, apenas 23,67% da população da Paraíba estão totalmente imunizados (com duas doses ou dose única).

 

(Ascom HUAC/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): imunização
Fim do conteúdo da página