Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Equipe da UFCG conquista primeiro lugar em prêmio sobre fazendas inteligentes
Início do conteúdo da página
zootecnia de precisão

Equipe da UFCG conquista primeiro lugar em prêmio sobre fazendas inteligentes

Grupo de estudos vencedor atua no campus Sumé

  • Publicado: Segunda, 06 de Setembro de 2021, 10h15

Uma equipe da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) venceu o Prêmio Manoel Dantas Vilar, realizado durante o I Ciclo de Palestras sobre Fazendas Inteligentes, encerrado no último dia 3. A competição, online, envolveu universidades que apresentaram projetos de inserção de recursos tecnológicos em propriedades rurais do Nordeste brasileiro, sendo avaliados em função da justificativa da implantação, viabilidade técnica e caráter inovador da ferramenta.

 

O objetivo do evento é capacitar alunos na área de Zootecnia de Precisão a partir do compartilhamento de experiências entre universidades que utilizam tecnologias nas fazendas escola e empresas especialistas na área de produção de tecnologia, assim como apresentar, na prática, como as propriedades rurais podem iniciar sua inclusão tecnológica.

 

A equipe vencedora integra o Grupo de Estudos em Produção Animal e Tecnologia de Alimentos (GEPAAL) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé. Foi composta pelo professor Tiago Araújo (coordenador) e pelos alunos pesquisadores Brendo Farias, Levi Wallace Lima, Diego Sousa, José Walber Gouveia, além do professor Rômulo Augusto Ventura, coordenador do Laboratório de Automação. Eles apresentaram um projeto desenvolvido e aplicado na área experimental existente no campus Sumé.

 

"Não é apenas a premiação, mas sim mostrar que temos um grande potencial, mostrar ao mundo o que a UFCG e o CDSA têm de melhor, mostrar que temos professores, técnicos, terceirizados e alunos engajados e comprometidos com a missão da educação de qualidade", comemorou o coordenador.

 

Zootecnia de Precisão

 

Consiste em um conjunto de tecnologias inseridas nas fazendas com a finalidade de aumentar os índices de produtividade, reduzir perdas, otimizar a utilização dos recursos de forma sustentável, melhorar a qualidade de vida dos animais e trabalhadores rurais, contribuir com a gestão da propriedade e, consequentemente, gerar mais lucros aos produtores rurais.

 

(Assimp CDSA/UFCG)

registrado em:
Fim do conteúdo da página