Equipe da UFCG conquista primeiro lugar em prêmio sobre fazendas inteligentes
Grupo de estudos vencedor atua no campus Sumé
Uma equipe da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) venceu o Prêmio Manoel Dantas Vilar, realizado durante o I Ciclo de Palestras sobre Fazendas Inteligentes, encerrado no último dia 3. A competição, online, envolveu universidades que apresentaram projetos de inserção de recursos tecnológicos em propriedades rurais do Nordeste brasileiro, sendo avaliados em função da justificativa da implantação, viabilidade técnica e caráter inovador da ferramenta.
O objetivo do evento é capacitar alunos na área de Zootecnia de Precisão a partir do compartilhamento de experiências entre universidades que utilizam tecnologias nas fazendas escola e empresas especialistas na área de produção de tecnologia, assim como apresentar, na prática, como as propriedades rurais podem iniciar sua inclusão tecnológica.
A equipe vencedora integra o Grupo de Estudos em Produção Animal e Tecnologia de Alimentos (GEPAAL) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé. Foi composta pelo professor Tiago Araújo (coordenador) e pelos alunos pesquisadores Brendo Farias, Levi Wallace Lima, Diego Sousa, José Walber Gouveia, além do professor Rômulo Augusto Ventura, coordenador do Laboratório de Automação. Eles apresentaram um projeto desenvolvido e aplicado na área experimental existente no campus Sumé.
"Não é apenas a premiação, mas sim mostrar que temos um grande potencial, mostrar ao mundo o que a UFCG e o CDSA têm de melhor, mostrar que temos professores, técnicos, terceirizados e alunos engajados e comprometidos com a missão da educação de qualidade", comemorou o coordenador.
Zootecnia de Precisão
Consiste em um conjunto de tecnologias inseridas nas fazendas com a finalidade de aumentar os índices de produtividade, reduzir perdas, otimizar a utilização dos recursos de forma sustentável, melhorar a qualidade de vida dos animais e trabalhadores rurais, contribuir com a gestão da propriedade e, consequentemente, gerar mais lucros aos produtores rurais.
(Assimp CDSA/UFCG)
Redes Sociais