Página inicial > Últimas Notícias > UFCG integra projeto para inovação e design do artesanato da Paraíba
desenvolvimento

UFCG integra projeto para inovação e design do artesanato da Paraíba

Proposta é tornar Campina Grande um polo regional e dar visibilidade internacional ao artesanato paraibano, atrelando-o à atividade turística do Estado

• Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 14h58

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através das professoras do curso de Design, Cleone Souza e Nathalie Silveira, foi convidada para integrar o projeto que implantará o Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato (Laida) na cidade de Campina Grande, tornando a Rainha da Borborema um polo regional do Programa de Desenvolvimento do Artesanato na Paraíba.

O projeto é uma iniciativa da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SEDE), da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), em parceria com o Sebrae, e visa dar visibilidade internacional ao artesanato paraibano, bem como estimular o setor atrelando-o à atividade turística no Estado.

O Laida será instalado na Vila do Artesão, em Campina Grande, e funcionará como um espaço multiinstitucional constituído pelos artesãos, academia e poder público. O local contará com grupos de trabalhos, que atuarão em benefício do desenvolvimento dos produtos, atendendo os municípios da Serra da Borborema. A expectativa é que o projeto já seja iniciado este ano.

O convite para a UFCG integrar o projeto surgiu do Sebrae Campina, pela expertise das professoras envolvidas e do histórico do curso de Design da instituição como suporte técnico em várias ações junto aos artesãos, coordenadas pelo próprio Sebrae. A professora Cleone foi consultora do Sebrae - PB por aproximadamente 10 anos e a professora Nathalie foi consultora do Centro Pernambucano de Design por 5 anos.

“Nesta etapa inicial, eu e a professora Nathalie vamos fazer parte da estruturação do projeto. Haverá um mapeamento dos municípios a serem visitados para reconhecimento das técnicas artesanais. No momento seguinte, de realização das ações, teremos quatro alunos na condição de estagiários bolsistas”, explicou Cleone destacando a importância de estimular a participação dos alunos junto à comunidade artesã, fazendo a ponte entre a atividade acadêmica e o mercado.

Assunto(s): desenvolvimento