Página inicial > Últimas Notícias > Ranking aponta UFCG como uma das universidades mais inclusivas do país
inclusão

Ranking aponta UFCG como uma das universidades mais inclusivas do país

Instituição apresenta percentual de inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de Engenharia três vezes maior que a média nacional

• Publicado: Sexta, 01 de Outubro de 2021, 19h22
imagem sem descrição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conta com um dos maiores percentuais de inclusão de pessoas com deficiência (PcD) nos cursos de engenharia do Brasil. É o que revela ranking publicado pelo Responde Aí, plataforma online voltada para alunos de cursos de Exatas.

O levantamento, feito a partir do Censo da Educação Superior, incluiu dados de instituições de ensino superior com mais de 300 alunos matriculados em cursos de engenharia, entre 2016 e 2019.

Dentre as instituições públicas, a UFCG aparece na 15ª posição nacional (5ª no Nordeste), com percentual três vezes maior que a média nacional. De seus 3.835 estudantes de engenharia, 57 são PcD, o que representa 1,5%.

No Brasil, o percentual de inclusão é de apenas 0,5% (dos 904.046 estudantes de engenharia matriculados em 2019, 4.502 são PcD). É uma taxa ainda muito inferior à parcela de PcD no Brasil, que somam 8,4% da população brasileira acima de 2 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja aqui a matéria completa.

NAI

A fim de promover a inclusão de pessoas com deficiência nos diversos cursos da instituição, a UFCG conta com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), órgão da administração superior, vinculado à Reitoria, que promove o atendimento a pessoas com deficiência física, sensorial, mental ou intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotação). O atendimento é direcionado prioritariamente a estudantes, podendo ser ampliado aos servidores docentes e técnico-administrativos.

(Ascom UFCG, com dados do portal Responde Aí)

Assunto(s): inclusão