Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa da UFCG analisa uso do biocarvão para melhoria da produção de milho
engenharia agrícola

Pesquisa da UFCG analisa uso do biocarvão para melhoria da produção de milho

Estudo observou melhorias das propriedades químicas e físicas do solo

• Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 14h30
imagem sem descrição.

Segundo dados da Sociedade Nacional de Agricultura, o milho é a segunda maior cultura de importância na produção agrícola no Brasil sendo superada apenas pela soja. E apesar do seu alto potencial produtivo, as deficiências nutricionais contribuem significativamente para a queda da produtividade e, conseqüentemente, do lucro do produtor.

Foi pensando em buscar alternativas que aperfeiçoem a produção agrícola e contribuam com a melhoria nutricional da planta, que foi desenvolvida uma pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEA/UFCG) para analisar o uso do biocarvão no desempenho agronômico do milho.

Realizada durante o doutorado da pesquisadora Jacqueline Mendes, que também é servidora técnico-administrativa da instituição, sob orientação dos professores Dra. Lúcia Helena Garófalo Chaves e Dr. Josely Dantas Fernandes, o estudo observou que o uso de biocarvão obtido a partir da cama de aviário demonstrou um alto potencial melhorando as características químicas e físicas do solo e uma ótima fonte de nutrientes.

Segunda dados do IBGE (2020), a expectativa é que até 2050 a população mundial aumente para 9,5 bilhões de pessoas, o que naturalmente aumentará a demanda por alimentos. De acordo com a pesquisadora, "para elevar a produtividade são utilizados muitos fertilizantes no solo. O uso excessivo desses insumos, além de aumentar o custo da produção, pode gerar sérios problemas ambientais, como a degradação, salinização do solo e até poluição de corpos hídricos. Por isso, se faz necessário a realização deste tipo de pesquisa para analisar fontes alternativas para o manejo do solo, no nosso caso, o biocarvão", destaca.

“Nosso estudo concluiu que a adição do biocarvão ao solo influenciou positivamente no aumento de todas as variáveis de crescimento e produção analisadas” revela.

O que é biocarvão?

O biocarvão é definido simplesmente como carvão vegetal que é usado para fins agrícolas, obtido através de um processo de decomposição, degradação ou de alteração da composição pela ação de calor. É um material rico em carbono, que pode ser produzido a partir de diferentes fontes de biomassa, tais como resíduos florestais (resíduos de corte, madeira morta, mudas excedentes), resíduos de serrarias (madeira, celulose), resíduos de culturas deixadas no campo após a colheita e estercos.

No caso da pesquisa realizada na UFCG, o biocarvão foi produzido a partir de cama de aviário (bagaço de cana de acúcar, mais fezes e desperdício de ração), resíduo sólido resultante da criação de frangos de corte. Este material serve como leito para criação confortável de aves.

Assunto(s): engenharia agrícola