Página inicial > Últimas Notícias > HUAC celebra o Outubro Rosa com mutirão de cirurgias e ações educativas
hospital universitário

HUAC celebra o Outubro Rosa com mutirão de cirurgias e ações educativas

Campanha tem como objetivo a prevenção do câncer de mama

• Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 11h06
imagem sem descrição.

A campanha Outubro Rosa visa conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que neste ano surgirão 66.280 novos casos de câncer de mama no país.

Como forma de aderir à campanha, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh) irá realizar um mutirão de cirurgias para pacientes com câncer de mama. A ação irá acontecer nos dias 23 e 30 de outubro, com previsão de serem realizadas em torno de 30 procedimentos.

É importante destacar que, diferente dos anos anteriores, o público-alvo da ação são mulheres que já estão na fila de cirurgias. Com a pandemia, a instituição viu a importância de focar na redução da fila de espera. Assim, os procedimentos serão realizados em pacientes que já estão reguladas junto à Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Também serão ofertadas 200 mamografias. Os procedimentos serão para as pacientes que passarem pela Unidade da Mulher do HUAC durante o mês de outubro e uma parte será para atender as colaboradoras da instituição. Reforçando que os exames serão para as pacientes que já estão com as consultas marcadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais da Unidade da Mulher do HUAC também estão realizando, durante todo o mês, ações educativas com as pacientes.

PREVENÇÃO

Segundo o Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como:

- A prática de atividade física;
- Manutenção do peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo;
- Amamentação.

DETECÇÃO PRECOCE

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as taxas de sobrevida e de cirurgias conservadoras, nesse tipo de câncer.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia de rastreamento, ou seja, aquela indicada nas mulheres assintomáticas, deverá ser realizada anualmente a partir dos 40 anos.

(Ascom HUAC/UFCG)