Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Argila derivada do caulim potencializa hidratação da pele, aponta estudo da UFCG
Início do conteúdo da página
ciência

Argila derivada do caulim potencializa hidratação da pele, aponta estudo da UFCG

Ampliação da aplicação do mineral pode beneficiar mercado regional. Atualmente, a produção de caulinita é quase que exclusivamente destinada às indústrias de papel e de tintas

  • Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 10h09

A extração de minérios é uma atividade que está presente no Brasil desde o início da colonização do país. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, em 2020, o setor faturou 209 bilhões, sendo responsável por quase 3% do Produto Interno Bruto (PIB), o que atrai investidores, além de gerar emprego e renda.

 

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Petrolífera e Mineral da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apontou a argila derivada do caulim (caulinita) com grande potencialidade cosmética, tanto nos aspectos químicos quanto microbiológicos. Atualmente, a produção de caulinita é quase que exclusivamente destinada às indústrias de papel e de tintas

 

Intitulada "Caracterização de argilas cauliníticas beneficiadas para uso em cosmético", a dissertação de mestrado foi desenvolvida pela pesquisadora Hilda Camila Nascimento Nogueira, sob orientação do professor doutor Elbert Valdiviezo Viera.

 

"A indústria cosmética tem na caulinita uma matéria-prima abundante, podendo servir como aditivo para as mais diferentes formulações e finalidades, mas que também necessita de tratamento um pouco complexo quando o objetivo for a aplicação como produto final, principalmente, para produtos de estética facial", explica.

 

A caulinita pode ser utilizada, por exemplo, na fabricação de creme ou pomada facial. "Quando utilizada como aditivo em formulações auxilia na melhoria da aplicabilidade proporcionando uma sensação refrescante e também potencializa a capacidade de hidratação da pele. É possível também utilizá-la como produto final, depois da caulinita bruta ser tratada, misturando o pó em água", diz.

 

Valorização do mercado regional

 

Apesar das maiores jazidas nacionais estarem concentradas na região Norte, principalmente nos estados do Pará, Amazonas e Amapá, o caulim também é extraído em vários estados. As amostras utilizadas na pesquisa, por exemplo, foram coletadas em empresas localizadas nas cidades de Junco do Seridó, na Paraíba, e Equador, no Rio Grande do Norte.

 

Apesar de não ser o foco direto da pesquisa, Hilda afirma que a ampliação da aplicação do caulim valorizaria o mercado regional. "Tendo em vista que as reservas de caulim localizadas nas regiões estudadas são economicamente importantes, é natural que exista interesse em ampliar suas aplicações, dessa forma, esse estudo promove, indiretamente, uma valorização do mercado regional com a possibilidade de comercialização de um produto natural com geração de renda e sustentável", destaca.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): ciência
Fim do conteúdo da página