Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aplicativo desenvolvido por estudantes da UFCG automatiza cultivo hidropônico
Início do conteúdo da página
Engenharia Agrícola

Aplicativo desenvolvido por estudantes da UFCG automatiza cultivo hidropônico

Ferramenta monitora cultivo de plantas que dispensa o uso do solo, de forma eficaz e a baixo custo

  • Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 14h45
imagem sem descrição.

Introduzida por pesquisadores japoneses na década de 80, a hidroponia – sistema de cultivo de plantas que dispensa o uso do solo – está em expansão no Brasil. De acordo com dados do Anuário Brasil Hidroponia, o sistema já representa 45% do fornecimento de folhosas no Brasil, ocupando uma extensão de 25 a 30 mil hectares, distribuídos por todas as regiões do País. Pensando nessas potencialidades, um grupo de estudantes do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolveu o HidroponUP - ferramenta capaz de auxiliar no monitoramento do cultivo e reduzir os custos de produção de culturas baseadas na hidroponia.

 

O aplicativo faz uso da automação para verificar e controlar indicadores de pH, condutividade elétrica, temperatura e umidade relativa do ar, iluminação do ambiente, entre outros, além de alterações microclimáticas da estufa. As funcionalidades tornam a produção mais independente, dispensando a manutenção constante do produtor, proporcionando o acesso aos dados em tempo real e minimizando possíveis erros.

 

A demanda surgiu após uma estudante do curso de Engenharia Agrícola da UFCG ter dificuldade em coletar e salvar os dados de seu experimento. O cenário era da necessidade da presença constante da pesquisadora no local, o que demandava tempo e dinheiro. A partir daí, surgiu a ideia de fazer um sistema que pudesse monitorar a hidroponia, de forma fácil, eficaz e a baixo custo.

 

“Foi aí que comecei a desenvolver o protótipo, onde ele coletava os parâmetros que eram necessários à pesquisa e depois os meninos da empresa júnior (Agtec Júnior, do curso de Engenharia Agrícola da UFCG) entraram em contato para aperfeiçoar e melhorar o processo”, explica Gypson Dutra Junqueira Ayres, doutorando em Engenharia Agrícola e um dos desenvolvedores do projeto.

 

A solução funciona da seguinte maneira: através de sensores instalados no sistema, as informações são enviadas ao microcontrolador que “entende” o que deve ser feito em cada situação. Por exemplo: Se a temperatura do ar estiver elevada para a produção da hortaliça, um sistema de resfriamento deverá ser acionado. Se o pH do substrato estiver elevado, um atuador entrará em ação para realizar uma mistura e, com isso, baixar o pH do substrato.

 

A ferramenta conta com aplicativo mobile e sistema web, possibilitando o armazenamento de diversas informações sobre a produção em um banco de dados, possibilitando a geração de um histórico do sistema hidropônico. “Estamos nos testes finais. Já já os produtores terão acesso ao nosso produto”, finaliza Gypson.

 

Além do doutorando Gypson Dutra Junqueira Ayres, desenvolveram o sistema os estudantes Matheus de Araújo Gomes (graduando) e Gabriel de Melo Santos (graduando), sob a supervisão do professor Rafael Costa Silva, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola (UAEA). Os integrantes também são membros do Grupo Agrícola de Automação (GRAAU), grupo de estudos e pesquisas em automação agrícola da UFCG.

 

Finalista da Campus Mobile

 

No mês de abril, o HidroponUP foi finalista da 9ª edição do Campus Mobile, na categoria Smart Farm, realizado pelo Instituto Claro. O concurso de inovação busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): Engenharia Agrícola
Fim do conteúdo da página