Página inicial > Últimas Notícias > MEC foca na educação básica para que os jovens cheguem bem preparados à universidade, diz ministro
milton ribeiro

Declaração foi feita na solenidade de inauguração do Centro de Eventos da UFCG, nessa quinta-feira, dia 2

• Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 15h53
imagem sem descrição.

Em solenidade presidida pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi inaugurado na tarde dessa quinta-feira, dia 2, o Centro de Eventos Rosa Tânia Barbosa de Meneses da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“A educação é o grande instrumento de mudança, sobretudo da sociedade. É um legado que deixamos nas pessoas”, foi a síntese da fala do ministro – indo do simples ao complexo de sua gestão no MEC, com foco declarado na educação básica e no ensino técnico profissionalizante.

Afirmando gostar de falar da escola pública, declarou ter uma grande dívida com o Estado. “Sempre estudei em escola pública e sou um grande devedor, por tanto que ela já me deu e o pouco que ainda posso dar. Sobretudo, na posição em que agora estou”.

Categorizando que o reitor Antônio Fernandes é “mais que um educador e tem verdadeira paixão pelo que faz – sujeito de poucas palavras e de muitas ações”, disse não haver desmérito em terminar o que foi começado. “O importante é continuar e concluir, pois o bem é público e erguido com os tributos que pagamos diariamente”.

Refletiu sobre o foco do MEC no ensino profissionalizante, pela carência de profissionais para 600 mil vagas demandadas e a expressão dos institutos federais que o Brasil precisa reconhecer, lembrando que “vários países da Europa se desenvolveram pelas mãos dos técnicos, não apenas dos bacharéis”.

Chamou atenção para que os olhos sejam voltados para a educação básica, alicerce para que os jovens cheguem bem preparados às universidades. “Temos um grande número de analfabetos funcionais que não entendem o que lêem. E muitos nem fazer uma regra de três simples, base para as ciências exatas”, exemplificou.

O ministro fez questão de ressaltar que o foco do MEC na educação básica e no ensino técnico não se traduz em desinteresse ou prejuízos para a educação superior. E fez um destaque para a não politização da educação, referenciando a universidade como espaço aberto para a reflexão.

Por fim, em nome do governo federal, agradeceu ao Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) pelo exemplo no combate à crise sanitária, a expressiva colaboração dada ao Sistema de Saúde recebendo pacientes de outros estados, sobretudo de Manaus.

UFCG

O reitor Antônio Fernandes expressou o seu contentamento em entregar à comunidade universitária um equipamento de extrema importância - pensado e erguido por gestões anteriores, que atravessou dois reitorados -, e que será um espaço de transferência mútua de conhecimentos.

Agradeceu as parcerias e o apoio recebidos do governo estadual e prefeitura municipal, parlamentares e outras instituições representadas. À Ebserh, em especial, pela triplicação do número de leitos (de 33 para 110) do Hospital Universitário de Cajazeiras – “um marco histórico e que precisa ter o reconhecimento da sociedade, pois é importante cada leito acrescido numa estrutura hospitalar”.

E solicitou ao ministro atenção especial na recomposição orçamentária das universidades públicas federais, fundamental para a prestação dos serviços à sociedade. “Serviços de excelências que, neste período de pandemia, comprovaram a expressão dos pesquisadores nacionais e a consolidação da ciência no país”.

Prefeitura Municipal

O prefeito Bruno Cunha Lima agradeceu à UFCG pelas diversas e inúmeras parcerias e soluções conjuntas em projetos para o desenvolvimento de Campina Grande e população, contribuindo para a sua diferenciação e destaques regional e nacional em educação, tecnologia e inovação.

Afirmando que a presença do ministro estreitava ainda mais a relação da prefeitura com o MEC, UFCG e demais instituições de ensino e pesquisa, reforçou a necessidade de aportes para a criação da Residência Multifuncional, com a própria UFCG e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Centro de Eventos

Concluído em 2020, o Centro de Eventos da UFCG foi erguido com recursos orçamentários de quase R$ 3 milhões, em obras e mobiliários, e tem 1.145 m² de área construída. Equipado com som e iluminação compatíveis com os melhores padrões, garante conforto e segurança aos seus usuários. Seu auditório tem capacidade para 381 pessoas.

O reitor Antônio Fernandes ressaltou que a escolha do nome da professora Rosa Tânia foi coletiva e destacada por ser a única mulher entre os vários merecedores daquela homenagem por terem doado parte de sua vida à UFCG. “Além dos expressivos relatos da sua contribuição como professora, pesquisadora e prefeita universitária, a oportunidade de homenagear o papel da mulher na nossa instituição em diversas funções”.

A inauguração contou com as presenças dos filhos da homenageada, Aroldo de Menezes Vaz e Luiz Gustavo de Menezes Vaz.

Assunto(s): milton ribeiro