Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório da UFCG vai desenvolver sistema para agilizar tramitação de processos
Início do conteúdo da página
justiça federal

Laboratório da UFCG vai desenvolver sistema para agilizar tramitação de processos

Convênio foi firmado com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região

  • Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 15h15

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) firmou um convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para que a instituição desenvolva uma ferramenta computacional usando técnicas de aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural para permitir classificar automaticamente processos dando mais agilidade na tramitação dos mesmos.

 

O projeto tem duração de 24 meses e será desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Inteligentes da UFCG (Bra.in) - http://brain.ufcg.edu.br -, com um valor de R$ 1.544.226,13 para sua execução. Os trabalhos serão desenvolvidos por professores e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Química e Ciência da Computação.

 

De acordo com o professor Heleno Bispo, a escolha da UFCG para desenvolver o projeto levou em consideração todo o histórico que a instituição tem demonstrado ao longo dos anos, com destaque no depósito de patentes, tornando o ecossistema bastante atrativo para parcerias de PD&I. "Ficamos felizes com a escolha. O nosso grupo possui experiência em projetos anteriores em que utilizamos técnicas de aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural para outros parceiros", diz.

 

Ele destaca ainda que este tipo de projeto de pesquisa e desenvolvimento ajuda muito na formação dos alunos de graduação e pós-graduação. "Além disso, tem-se nesse convênio a possibilidade de empregar o conhecimento adquirido em benefício da sociedade, desenvolvimento e capacitação de profissionais integrados as tecnologias habilitadoras da transformação digital que o mundo vive e necessita, bem como aproximar um parceiro forte que poderá se beneficiar de toda estrutura de um ambiente acadêmico rico como da UFCG", ressalta.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): justiça federal
Fim do conteúdo da página