Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa da UFCG mapeará espécies vegetais da caatinga paraibana
Início do conteúdo da página
recursos naturais

Pesquisa da UFCG mapeará espécies vegetais da caatinga paraibana

Proposta foi selecionada pelo Programa de Bolsas Funbio

  • Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 15h30

Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi selecionada pelo Programa Bolsas do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

 

De autoria do doutorando Aldair dos Santos Gomes, a pesquisa tem por objetivo principal fazer um mapeamento de espécies vegetais da região que compreende a nascente do Rio Taperoá, no município de Teixeira, até o perímetro urbano do município de Desterro, no Semiárido Paraibano.

 

A chamada de 2021 recebeu 348 propostas de todo o Brasil, das quais 37 foram selecionadas, somando um total de R$ 1,14 milhão em apoio. O projeto da UFCG receberá R$ 36.328,00, com prazo de execução de janeiro de 2022 a fevereiro de 2025.

 

Confira aqui o resultado.

 

"A pesquisa é de grande importância principalmente quando se leva em consideração a área de execução tendo em vista as poucas pesquisas realizadas na caatinga. A execução do projeto dará grande contribuição no tocante ao mapeamento de espécie vegetais na região. Neste sentido, a pesquisa almeja ter como resultado subsídios técnicos e científicos capazes de contribuir para criação de modelos de gestão baseados em ecossistemas", explica o pesquisador.

 

Aldair, que ingressou no doutorado em março deste ano sob orientação da professora Viviane Farias Silva, está neste momento sem bolsa da Coordenação de Pessoal de Nivel Superior (Capes). Então, a aprovação do projeto veio em ótima hora. O valor da bolsa será usado na compra de equipamentos; gastos com viagens mensais ao local da pesquisa; coleta de sementes durantes as viagens a campo para doar para a UFCG e ONGs da região onde será realizado o estudo para que as mesmas produzam mudas de árvores nativas; captura de imagens aéreas do local em estudo; elaboração de mapas de vegetação e de cobertura e uso do solo; viagens para mobilização dos participantes do workshop; realização de cursos na comunidade.sobre mapeamento e valoração de bens e serviços ecossistêmicos; análises estatísticas utilizando o software Mata Nativa; compilação de dados para uso no InVest; apresentação de resultados parciais em eventos científicos; coorientadoção de alunos de iniciação cientifica (PIBIC) e apresentação dos resultados finais aos gestores públicos locais e instituições parceiras como associações de agricultores da região.

 

Para o pesquisador, a aprovação do projeto é muito gratificante. "Fiquei imensamente satisfeito, principalmente, por conta das minhas raízes pessoais. Sou filho de agricultores e sempre tive muita dificuldade de ter acesso ao ensino. Por morar no interior, sou de Desterro, onde o acesso ao ensino superior público é mais difícil, então, chegar a fazer um doutorado já é um sonho e ter um projeto de pesquisa selecionado entre mais de 300 é muito gratificante. Fica o exemplo, que com a persistência é possível vencer muitas barreiras e chegar longe", declara.

 

Sobre o Funbio

 

O Funbio é um mecanismo financeiro nacional privado, sem fins lucrativos, que trabalha em parceria com os setores governamental e privado e a sociedade civil para que recursos estratégicos e financeiros sejam destinados a iniciativas efetivas de conservação da biodiversidade.

 

Desde o início das atividades, em 1996 o Funbio já apoiou 340 projetos que beneficiaram 278 instituições em todo o país.

 

Entre as principais atividades realizadas estão a gestão financeira de projetos, o desenho de mecanismos financeiros e estudos de novas fontes de recursos para a conservação, além de compras e contratações de bens e serviços. Saiba mais em https://www.funbio.org.br/

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): recursos naturais
Fim do conteúdo da página