Página inicial > Últimas Notícias > INPI concede a primeira carta patente à UFCG por invenção para a indústria alimentícia
inovação

Documento foi entregue em cerimônia na manhã desta quarta-feira, 21, aos inventores: a doutoranda Gilmara Carneiro e o professor Osvaldo Soares

• Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 17h31
imagem sem descrição.

Líder no ranking nacional de registro de patentes de invenção 2020, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acaba de conquistar sua primeira carta patente. O documento foi entregue nesta quarta-feira, dia 21, em cerimônia na Unidade Acadêmica de Engenharia de Alimentos, no campus sede.

Fruto da pesquisa de doutorado em Engenharia de Processos da aluna Gilmara Gurjão Carneiro, orientada pelo professor Osvaldo Soares da Silva, a invenção busca atender indústrias alimentícias e estabelecimentos de ensino que usam pós desidratados e que dependem de fornecedores com matéria-prima importada, cara e de difícil acesso.

A invenção consiste no processo de produção de fruta-pão em pó desidratada em secador por atomização (método spray drying) para ser utilizada na secagem de sucos de frutas, extratos de plantas, sopas líquidas e outras suspensões. A patente foi concedida pelo INPI no último dia 14 de dezembro.

“Como o pó da fruta-pão é rico em amido, ele ajuda o suco de frutas (rico em açúcar) e as suspensões a não grudarem ou caramelizarem nas paredes do equipamento que está sendo usado para fazer a secagem do suco. Ou seja, evita as perdas de material na fabricação dos produtos em pó encontrados no comércio”, explica o professor Osvaldo.

O reitor Antonio Fernandes, ao parabenizar os pesquisadores, estendeu os votos a toda comunidade acadêmica e destacou a importância dessa conquista, como “um marco na linha do tempo da história institucional, demarcando um novo tempo e espaço de projeção da UFCG nos cenários nacional e internacional”.

Segundo o coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da UFCG, Renan Gusmão, a concessão da primeira patente da UFCG mostra o potencial e qualidade dos produtos tecnológicos desenvolvidos a partir dos grupos de pesquisa.

"A possibilidade da transferência e licenciamento da tecnologia aumenta, devido a um maior interesse por parte de outros atores do ecossistema de inovação, com possibilidade de geração de mais recursos, que podem ser aplicados em atividades de pesquisa e inovação dentro da Universidade", observou.

O que é patente ?

Patente é o direito, concedido a um inventor ou titular pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que oferece o uso exclusivo de uma invenção por um período de 20 anos. A patente impede que terceiros possam produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar, sem o consentimento do detentor da patente.

Para ser concedida, a patente, após análise de técnicos especializados do INPI, precisa atender a critérios específicos, tais como: apresentar novidade, atividade inventiva e aplicabilidade industrial.

Assunto(s): inovação