Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Direito da UFCG é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba
campus sousa

Lei foi publicada no último dia 11 no Diário Oficial do Estado

• Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 16h24
imagem sem descrição.

O curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ministrado no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), Campus Sousa, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba pela Assembleia Legislativa. A Lei n° 12.195, de 10 de fevereiro de 2022, de autoria do deputado Júnior Araujo (Avante) foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição de 11 de fevereiro de 2022.

Entre as justificativas do projeto de lei, o deputado destacou a trajetória honrosa do CCJS. "A história do CCJS está repleta de atuações sociais em defesa da educação, lutas para receber o merecido reconhecimento e investimento para o desenvolvimento das suas atividades, razões pelas quais, em associação, foram as responsáveis pela atual posição de destaque da instituição nas ciências jurídicas e sociais. Ademais, essa história de batalhas e honra deram frutos que atualmente se espalham em todo o país por meio dos profissionais formados nessa instituição, atuantes em diversos segmentos e que buscam tornar nossa sociedade melhor, contribuindo com seus conhecimentos", ressaltou.

O diretor do CCJS, professor Jardel de Freitas, recebeu a notícia com imensa honra e salientou a relevância do curso. "A importância do curso de Direito para o sertão paraibano, regiões circunvizinhas e Brasil é imensurável, pois tem a finalidade de promover a justiça social e a educação superior de qualidade para uma sociedade cheia de desigualdades", disse.

O curso de Direito do CCJS tem 50 anos de existência. Foi criado em 1° de maio de 1971 pela Fundação Padre Ibiapina. Em 1979, foi integrado pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB), constituindo o campus VI. Em 2002, em virtude do desmembramento da UFPB, passou a integrar o campus Sousa da UFCG.

Atualmente, o curso funciona nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), com aproximadamente mil alunos matriculados. Anualmente, cerca de 170 novos bacharéis em Direito são formados pela UFCG.

Assunto(s): campus sousa