Página inicial > Últimas Notícias > Definido atendimento pediátrico no Hospital Universitário de Cajazeiras
saúde

Definido atendimento pediátrico no Hospital Universitário de Cajazeiras

HUJB vai atuar nos casos complexos, que necessitem de internação, como preconiza o SUS. UPA administrada pelo Estado deve atender casos emergenciais. Casos leves serão atendidos nas Unidades Básicas de Saúde

• Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 17h35
imagem sem descrição.

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizado em Cajazeiras, passa a ter um novo fluxo de atendimento público. Com a decisão do Governo do Estado de delegar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras as demandas de assistência pediátrica emergencial e às Unidades Básicas de Saúde (UBS) os atendimentos para diagnósticos e tratamentos leves, caberá à unidade universitária atuar nos casos complexos, que necessitem de internação, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

A decisão, anunciada pelo governador João Azevedo, é fruto de reunião realizada na última quarta-feira, dia 11, entre o reitor Antônio Fernandes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho Regional de Medicina (CRM) para solucionar o problema que atingia os serviços públicos de pediatria na região de Cajazeiras e cuja responsabilização, de certo modo, recaía sobre o HUJB, mesmo sendo notório o perfil e as limitações da unidade hospitalar no contexto das cobranças impostas.

O reitor enalteceu a resolução tomada pelo governador, agradecendo pelo atendimento do pleito apresentado à Secretaria Estadual como mérito do governo, que impactará em toda a rede de assistência pública da região polarizada por Cajazeiras.

"Estamos felizes com o destino tomado e realizados com a iniciativa de procurar o governo estadual para a mediação - e uma certa responsabilização, por meio de um convencimento técnico - que levou a essa solução, pois muito do que nos cobram foge à nossa competência. Sendo o hospital gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), nossas deliberações não são imediatas, e na Saúde tudo deve ser imediato", ressaltou.

"Acima de tudo, com esse gesto do governador, ganha a população do Alto Sertão paraibano. Também, não podemos deixar de agradecer ao nosso alunado que, com o HUJB recebendo outros serviços - atenção terciária, de alta e média complexidade - terão sua formação potencializada, pela caracterização de hospital geral", refletiu o reitor.

Assunto(s): saúde