Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Definido atendimento pediátrico no Hospital Universitário de Cajazeiras
Início do conteúdo da página
saúde

Definido atendimento pediátrico no Hospital Universitário de Cajazeiras

HUJB vai atuar nos casos complexos, que necessitem de internação, como preconiza o SUS. UPA administrada pelo Estado deve atender casos emergenciais. Casos leves serão atendidos nas Unidades Básicas de Saúde

  • Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 17h35
imagem sem descrição.

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizado em Cajazeiras, passa a ter um novo fluxo de atendimento público. Com a decisão do Governo do Estado de delegar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras as demandas de assistência pediátrica emergencial e às Unidades Básicas de Saúde (UBS) os atendimentos para diagnósticos e tratamentos leves, caberá à unidade universitária atuar nos casos complexos, que necessitem de internação, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A decisão, anunciada pelo governador João Azevedo, é fruto de reunião realizada na última quarta-feira, dia 11, entre o reitor Antônio Fernandes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho Regional de Medicina (CRM) para solucionar o problema que atingia os serviços públicos de pediatria na região de Cajazeiras e cuja responsabilização, de certo modo, recaía sobre o HUJB, mesmo sendo notório o perfil e as limitações da unidade hospitalar no contexto das cobranças impostas.

 

O reitor enalteceu a resolução tomada pelo governador, agradecendo pelo atendimento do pleito apresentado à Secretaria Estadual como mérito do governo, que impactará em toda a rede de assistência pública da região polarizada por Cajazeiras.

 

"Estamos felizes com o destino tomado e realizados com a iniciativa de procurar o governo estadual para a mediação - e uma certa responsabilização, por meio de um convencimento técnico - que levou a essa solução, pois muito do que nos cobram foge à nossa competência. Sendo o hospital gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), nossas deliberações não são imediatas, e na Saúde tudo deve ser imediato", ressaltou.

 

"Acima de tudo, com esse gesto do governador, ganha a população do Alto Sertão paraibano. Também, não podemos deixar de agradecer ao nosso alunado que, com o HUJB recebendo outros serviços - atenção terciária, de alta e média complexidade - terão sua formação potencializada, pela caracterização de hospital geral", refletiu o reitor.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): saúde
Fim do conteúdo da página