Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da UFCG lançam livro sobre software de mapeamento por satélite
Início do conteúdo da página
geoprocessamento

Pesquisadores da UFCG lançam livro sobre software de mapeamento por satélite

Obra pode ser baixada gratuitamente

  • Publicado: Terça, 17 de Mai de 2022, 16h07

Com o objetivo de difundir o uso do software livre e de código aberto QGIS - sistema de geoprocessamento gratuito amplamente utilizado por estudantes e pesquisadores para mapeamento ambiental, climático e agrometeorológico -, as Universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Federal de Alagoas (UFAL), por meio do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), lançaram o livro Como dominar o QGIS: o guia definitivo para mapeamento.

 

De autoria de Humberto Alves Barbosa e Catarina de Oliveira Buriti, a publicação lançada pela Editora Letras Ambientais ensina os caminhos para gerar mapas, processar e analisar imagens no software de geoprocessamento QGIS.

 

“O livro surgiu da necessidade de divulgar com estudantes da UFCG e de outras instituições os métodos, técnicas, processos e estratégias para uso de imagens do satélite para monitoramento ambiental, de secas e da desertificação. Temos mapeado as áreas degradadas na Paraíba, a partir de satélites, e validado o monitoramento em áreas dos Cariris paraibanos, considerada a região mais seca do Brasil. Os resultados já geraram o livro Um século de secas e agora lançamos essa nova obra", explica Humberto Alves, professor do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFCG e um dos autores do livro.

 

Estruturada em oito capítulos, a obra trata de questões sobre como obter dados de satélites com tecnologia descentralizada e de baixo custo, como o Sistema EUMETCAST, passando por indicadores ambientais e índices de vegetação processados no QGIS, até a disponibilização de uma amostra de dados do satélite PlanetScope. O livro ainda explica, na prática, como funciona o método “Mapa da Mina”, usado no treinamento online do Laboratório Lapis.

 

A publicação pode ser baixada gratuitamente no link https://mapadamina.org.br/qgis.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): geoprocessamento
Fim do conteúdo da página