Página inicial > Últimas Notícias > Tecnologia desenvolvida na UFCG agiliza tramitação de processos na Justiça Federal
inteligência artificial

Ferramenta é capaz de ler até 70 mil palavras por segundo e realizar a triagem automática de processos

• Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 15h12

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão trabalhando, desde o início deste ano, em uma ferramenta computacional usando Inteligência Artificial (IA) capaz de classificar automaticamente processos judiciais, dando mais agilidade à tramitação dos mesmos.

A máquina já está sendo testada na Justiça Federal da 5ª Região (JF5) e é capaz de ler até 70 mil palavras de um processo por segundo, bem como fazer a triagem automática, identificando os documentos que possuam o mesmo tema jurídico. Até agora, mais de 20 mil processos estão no histórico de treinamento e segundo dados dos pesquisadores, as máquinas tiveram 95% de acertos na classificação de assuntos.

“A parceria, em poucos meses, já está rendendo frutos, como as identificações de temas abordados pelo Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal , com alto índice de acerto. O computador consegue ‘ler’ vários processos em segundos e comparar padrões de linguagem. Essa ferramenta se evidencia essencial para uma prestação judicial célere e eficiente”, avaliou Luiz Bispo, juiz federal auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

A médio prazo, a tecnologia vai possibilitar uma melhor gestão do acervo do TRF5 , garantindo mais agilidade no trabalho de servidores e magistrados. A longo prazo, deverá impactar nos estudos estatísticos sobre os temas mais ajuizados no TRF5. A expectativa é que, em breve, o programa seja utilizado em toda a 5ª Região e seja integrado ao “Sinapse”, Inteligência Artificial do Conselho Nacional de Justiça (IA do CNJ), o que viabilizará a sua utilização por outros Tribunais.

Convênio

O convênio firmado entre pesquisadores da UFCG e o TRF5 tem duração de 24 meses e está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Inteligentes da UFCG (Bra.in) - http://brain.ufcg.edu.br -, com um orçamento de cerca de R$ 1,5 milhão para sua execução. Os trabalhos estão sendo realizados por professores e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Química e de Ciência da Computação, sob coordenação dos professores Heleno Bispo e Rohit Gheyi.

(Ascom UFCG com informações do TRF5)