Página inicial > Últimas Notícias > Casos na Paraíba e em Campina Grande dobram em uma semana

Casos na Paraíba e em Campina Grande dobram em uma semana

Liberação do uso de máscaras e aglomeração em eventos juninos podem contribuir para um quarta onda, alerta pesquisa da UFCG

• Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 22h05

Dados do 105º boletim de pesquisa semanal realizada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) pelo professor Josenildo Brito registram que os casos notificados de Covid-19 duplicaram nos últimos sete dias na Paraíba e em Campina Grande. "Evidências apontam para o início de uma quarta onda", alerta o pesquisador.

O estudo aponta que o estado e a cidade tiveram aumentos relevantes de 100,25% e 121,28%, respectivamente, passando de 2.448 para 4.902 em toda Paraíba e de 282 para 624 em Campina Grande. Os números de óbitos também aumentaram expressivamente: na semana de 11 a 18 de junho, a Paraíba registrou apenas um óbito; na semana passada, chegou a 18.

Nos casos confirmados de covid, em números absolutos, a Paraíba ocupa o 15° lugar. Na incidência de casos/100 mil habitantes, o estado se coloca em 14° e em óbitos acumulados se posiciona em 18°.

Quarta Onda

A pesquisa ilustra possíveis fatores que podem contribuir para uma iminente quarta onda de covid-19 no estado. Além da movimentação da curva, em tendência ascendente, a liberação do uso de máscaras, a variante ômicron e suas subvariantes, estagnação da vacinação e aglomeração em eventos - com os festejos juninos - favorecem a transmissibilidade do vírus.

Subnotificação e testagem

O pesquisador destaca que a curva de novos casos na Paraíba parece não ser real; pois, “há indícios de grande subnotificação e a busca pelo atendimento e testagem nos postos de saúde e unidades de pronto atendimento, privadas ou públicas, parece ser menor e, outro aspecto a se considerar, é a falta de consistência e confiabilidade nos dados que são publicados”.

A pesquisa

O estudo é realizado pelo professor Josenildo Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), com a colaboração do aluno Pedro Mateus Barbosa.

Desde abril de 2019, após o surgimento dos primeiros casos de Covid-19 no país, a pesquisa produz semanalmente Boletim Informativo sobre projeções e gráficos de casos e óbitos decorrentes da pandemia.

As projeções concentram-se nas curvas de crescimento no Brasil, São Paulo, Paraíba, João Pessoa e Campina Grande. O método aplicado é conhecido como Previsão de Demanda: muito utilizado por empresas para calcular qual seria a demanda futura de determinado produto baseado no que aconteceu no passado. O grau de assertividade da pesquisa tem sido de quase 100%.

Clique aqui para acessar o relatório na íntegra.

Assunto(s): Covid-19