Página inicial > Últimas Notícias > UFCG altera procedimentos para reativação de vínculo na graduação
Medida Provisória

UFCG altera procedimentos para reativação de vínculo na graduação

Medida emergencial foi tomada em função dos efeitos do cenário de excepcionalidade sanitária provocados pela COVID-19

• Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2022, 15h33

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da Câmara Superior de Ensino (CSE), aprovou a Resolução Nº15/2022, que estabelece ações emergenciais de regulamentação de Ensino, definindo procedimentos para reativação de vínculo de estudantes para os períodos letivos 2021.2, 2022.1 e 2022.2, devido ao cenário de pandemia provocado pela COVID-19 e suas consequências. A medida é emergencial e altera, provisoriamente, o artigo 50 da Resolução CSE nº 26/2007.

O novo documento define que os procedimentos de reativação de vínculo aplicam-se apenas nas seguintes situações: o discente reprovado três vezes em uma mesma disciplina; o discente estar no período de vencimento do prazo máximo fixado para integralização curricular e não requerer prorrogação de prazo para conclusão do curso; e o discente que deixar de se matricular em qualquer período letivo, exceto no período de ingresso, caracterizando o abandono de curso.

Prazos

A solicitação de reativação de vínculo deverá ser encaminhada à Coordenação de Curso em até 15 dias, a partir da efetivação do desvínculo, conforme histórico acadêmico, devendo ser instruída com os seguintes documentos: requerimento; justificativa, fundamentada, do pedido; e documentação comprobatória, caso necessário.

O prazo máximo de tramitação do processo nas instâncias da Unidade Acadêmica não poderá ultrapassar 15 dias corridos. A reativação de vínculo será concedida ao estudante apenas uma vez.

No caso de deferimento da solicitação, o processo deverá ser encaminhado para análise da Coordenação Geral de Graduação da Pró-reitoria de Ensino  (CGG/PRE). Após análise, em caso de deferimento, a Coordenação de Controle Acadêmico efetuará a matrícula em disciplinas até o vigésimo dia letivo do período.

No caso de indeferimento, caberá ao discente recorrer via Sistema Eletrônico de Informação (SEI), dirigindo requerimento à Câmara Superior de Ensino, no prazo máximo de dez dias, após ciência da decisão.

Confira aqui o documento completo.

Assunto(s): Medida Provisória