Professora da UFCG participa de Conselho Nacional em programa da Unesco
Alecksandra Lacerda passou a integrar o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga. Programa MAB trata das repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.
A professora Alecksandra Vieira de Lacerda, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, passou a integrar o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBCAAT), do Programa Homem e Biosfera (Man and the Biosphere - MAB), da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O MAB é um programa de cooperação científica internacional que trata das interações entre o homem e a biosfera, procurando compreender as repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.
“Com nossa participação no conselho, podemos executar trabalhos e contribuir com o grupo considerando o foco da conservação dos ecossistemas presentes nestes espaços”, declarou a professora.
“Nosso trabalho enquanto UFCG e CDSA tem sido colocado com muito compromisso e esse reconhecimento nos faz avançar na propositura e definição de pesquisas e processos de difusão que estamos realizando ao longo do tempo. Proteger e usar de forma sustentável os marcadores de recursos naturais nos espaços da Caatinga, tem sido nossa maior missão”, completou Alecksandra.
Caatinga
A Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCaat), único bioma exclusivamente brasileiro, está localizada em uma região semiárida, ocupando uma área de 103.751.780 ha e que abrange 1280 municípios, com uma população de 28 milhões de habitantes. Totaliza 60% da Região Nordeste e 13% do Brasil.
O bioma compõe a Floresta Intertropical Seca, que abrange nove estados do Nordeste (Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), além da região norte do Estado de Minas Gerais, e em conjunto com representantes governamentais, comitês estaduais, comunidade científica, setores produtivos, organizações não-governamentais, populações residentes e postos avançados na caatinga, desenvolve trabalhos de preservação e conservação do bioma Caatinga.
MAB
O Programa MAB Unesco, lançado em 1971, foi criado como resultado da “Conferência sobre a Biosfera” realizada pela Unesco em Paris em setembro de 1968. Tem como objetivo promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para implementar as boas relações entre as populações e o meio ambiente em todo o planeta.
(Assimp CDSA/UFCG)
Redes Sociais