Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFCG participa de Conselho Nacional em programa da Unesco
Início do conteúdo da página
meio ambiente

Professora da UFCG participa de Conselho Nacional em programa da Unesco

Alecksandra Lacerda passou a integrar o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga. Programa MAB trata das repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.

  • Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 14h56

A professora Alecksandra Vieira de Lacerda, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, passou a integrar o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBCAAT), do Programa Homem e Biosfera (Man and the Biosphere - MAB), da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

 

O MAB é um programa de cooperação científica internacional que trata das interações entre o homem e a biosfera, procurando compreender as repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.

 

“Com nossa participação no conselho, podemos executar trabalhos e contribuir com o grupo considerando o foco da conservação dos ecossistemas presentes nestes espaços”, declarou a professora.

 

“Nosso trabalho enquanto UFCG e CDSA tem sido colocado com muito compromisso e esse reconhecimento nos faz avançar na propositura e definição de pesquisas e processos de difusão que estamos realizando ao longo do tempo. Proteger e usar de forma sustentável os marcadores de recursos naturais nos espaços da Caatinga, tem sido nossa maior missão”, completou Alecksandra.

 

Caatinga

 

A Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCaat), único bioma exclusivamente brasileiro, está localizada em uma região semiárida, ocupando uma área de 103.751.780 ha e que abrange 1280 municípios, com uma população de 28 milhões de habitantes. Totaliza 60% da Região Nordeste e 13% do Brasil.

 

O bioma compõe a Floresta Intertropical Seca, que abrange nove estados do Nordeste (Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), além da região norte do Estado de Minas Gerais, e em conjunto com representantes governamentais, comitês estaduais, comunidade científica, setores produtivos, organizações não-governamentais, populações residentes e postos avançados na caatinga, desenvolve trabalhos de preservação e conservação do bioma Caatinga.

 

MAB

 

O Programa MAB Unesco, lançado em 1971, foi criado como resultado da “Conferência sobre a Biosfera” realizada pela Unesco em Paris em setembro de 1968. Tem como objetivo promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para implementar as boas relações entre as populações e o meio ambiente em todo o planeta.

 

(Assimp CDSA/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): meio ambiente
Fim do conteúdo da página