Reitor da UFCG afirma que adesão à Ebserh representa um marco para o HUAC
Declaração de Vicemário Simões foi dada durante acolhida a estudantes de Medicina
O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vive uma nova fase desde que aderiu à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em dezembro de 2015. A nova realidade foi destacada pelo reitor Vicemário Simões e pelo superintendente do hospital, Homero Rodrigues, durante cerimônia de recepção aos estudantes da turma 77 do curso de Medicina, os quais encerraram a etapa básica e iniciam agora o chamado ciclo profissional.
“Temos aqui no hospital uma equipe de mil pessoas, sendo 215 médicos, trabalhando em prol de vocês, estudantes, e dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Como hospital-escola, nosso foco é o ensino, a pesquisa e a assistência. Aproveitem bem as experiências aqui e saiam médicos por excelência”, afirmou o superintendente.
Conforme Homero Rodrigues, a contratação de mais de 300 profissionais, via concurso público, e a aquisição de equipamentos de ponta para o HUAC, além de melhorias na estrutura física da instituição e nos processos de gestão, são algumas das conquistas oriundas da adesão à Ebserh. No pronunciamento aos estudantes, o superintendente ainda relembrou que, antes, o hospital sofria com falta de médicos, enfermeiros e outros profissionais e, agora, vivencia uma etapa muito positiva.
Para o reitor Vicemário Simões, a “Ebserh é um novo marco” para o HUAC. “Isso é patente. Fica como história, como retrovisor, as pessoas que não acreditaram. O hospital, ao aderir a essa empresa, deu um salto de qualidade. E a gente deverá, com a força nossa, que é a força do trabalho do povo, ter um desempenho ainda melhor, atingindo patamares mais altos, para dar mais qualidade à formação do nosso pessoal e ao atendimento ao cidadão”, ressaltou.
Respeito aos doentes
Quem também falou para os estudantes foi a gerente de Atenção à Saúde do HUAC, Consuelo Padilha, ao destacar o papel de cada profissional na estrutura do hospital, seja um auxiliar de limpeza, seja um médico. “O cuidar é o que faz a nossa importância. Aqui no hospital, o doente está acima de tudo”, destacou.
Em nome de todos os colegas, a estudante Luizabel de Paula Gomes se manifestou durante a sessão de acolhida. “Todo mundo está muito ansioso e cheio de expectativas. Desde o curso básico, a gente já cristalizava uma imagem do HU. Nós estamos prontos. Queremos trabalhar e aprender direitinho”.
A recepção aos discentes, realizada na segunda-feira (11), também contou com a participação da gerente de Ensino e Pesquisa, Alana Abrantes, do coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Medicina, Valdir Cesarino, e da professora de Semiologia Médica Déborah Dantas.
Atualmente, a Ebserh administra 40 hospitais universitários federais em todo o País. O objetivo da estatal é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
(Ascom HUAC/UFCG)
Redes Sociais