Página inicial > Últimas Notícias > UFCG expõe fotografias e xilogravuras produzidas por internos de hospital psiquiátrico
Restos Manicomiais

Mostra acontece a partir dessa sexta-feira, dia 12, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Campina Grande

• Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 15h10
imagem sem descrição.

Tratamento ou pena? Hospital ou cadeia? Essas são algumas das perguntas que a mostra de fotografias e xilogravuras Restos Manicomiais, exposta no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a partir dessa sexta-feira, dia 12, busca instigar em relação à situação das pessoas que cumprem medida de segurança em hospitais psiquiátricos.

As imagens foram produzidas por 18 internos do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), localizado em Santa Izabel do Pará, PA, a partir de oficinas de fotografia artesanal e xilogravura ministradas por artistas de Belém e organizadas como parte da pesquisa que a professora Alyne Alvarez, do curso de Psicologia da UFCG, fez em seu doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

"A arte, em sua função política, atua como dispositivo disruptivo e ponte de conexão de um “dentro” com um “fora”, desconstruindo metaforicamente os muros que separam estes dois mundos, tornando visível a realidade de violações e contradições vivenciadas pelos chamados “loucos infratores”, descata a pesquisadora.

A mostra de fotografias e xilogravuras Restos Manicomiais ficará exposta até o dia 29, voltando em outubro, após o início das aulas do Período 2022.1.

Assunto(s): Restos Manicomiais