Página inicial > Últimas Notícias > UFCG integra projeto de apoio à agricultura familiar na África
cooperação internacional

UFCG integra projeto de apoio à agricultura familiar na África

Documento que visa à execução da iniciativa foi assinado no final do mês de julho, na Tanzânia

• Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 15h19
Professora Vanille Pessoa representando a UFCG na cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica
imagem sem descrição.

Uma iniciativa que visa ao desenvolvimento da agricultura familiar na África e que conta com a atuação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está tomando forma e dando seus primeiros passos. O projeto Além do Algodão, acordo de cooperação técnica trilateral entre o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (WFP), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e a UFCG, teve seu Plano Operativo Anual 2022-2023 aprovado no final do mês de julho. A cerimônia de assinatura do documento ocorreu em Dodoma, na Tanzânia, com a participação de representantes das três instituições.

O projeto Além do Algodão - Alternativas de escoamento dos subprodutos do algodão e culturas acessórias na África, objetiva apoiar pequenos produtores de algodão e instituições públicas de países africanos a vincular subprodutos de algodão e culturas consorciadas, como milho, sorgo e feijão, a mercados seguros, incluindo programas de alimentação escolar. A ideia é impulsionar o crescimento econômico equitativo e inclusivo para a população local, através de investimentos em capital humano, meios de subsistência resilientes e alimentação nutritiva.

“Ficamos honrados em sermos uma instituição que tem expertise para compartilhar conhecimento. A importância da UFCG participar de um projeto desse é, em primeiro lugar, pela sua função humanitária, uma vez que é uma iniciativa que pensa em retirar pessoas da situação de fome, melhorando a vida desses indivíduos em países africanos. Segundo, pelas possibilidades que se abrem para outras cooperações”, explica Vanille Pessoa, professora do curso de Nutrição do campus Cuité e coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO), que representa a UFCG na comitiva brasileira.

O projeto aborda questões de gestão de algodão por produto e adição de valor e melhoria dos sistemas de culturas consorciadas com alimentos, visando à diversidade, a qualidade, o consumo e o desenvolvimento de comunidades locais produtoras do recurso. A iniciativa abrangerá a região de Mwanza (Magu, Misungwi e Kwimba).

O plano de trabalho 2022-2023 aprovado pelas instituições parceiras tem como foco fornecer insumos técnicos para as atividades de germoplasma (estrutura que armazena o material genético) do Instituto de Pesquisa Agropecuária da Tanzânia (TARI), apoiar melhores sistemas de irrigação, modernizar a sala fria do TARI para armazenamento de sementes e construir o conhecimento do controle da praga para disseminar as melhores práticas de medidas de controle. O plano também inclui um componente de produção consorciada que deverá alcançar resultados importantes, adquirindo máquinas de baixo custo e de fácil utilização para o preparo da terra, plantio, colheita e também para agregar valor aos subprodutos do algodão.

Todos os maquinários serão utilizados em pequenas áreas para melhorar a produção agrícola de algodão e alimentos (quantidade e qualidade). Outras atividades visam apoiar os agricultores familiares do algodão a terem acesso a alimentos mais nutritivos e hábitos alimentares saudáveis.

(Ascom UFCG, com informações do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos - WFP)