Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Periódico internacional publica série de artigos sobre o radiotelescópio Bingo
Início do conteúdo da página
Astronomy & Astrophysics

Periódico internacional publica série de artigos sobre o radiotelescópio Bingo

Cientistas da UFCG integram equipe de autores. Projeto internacional conta com a colaboração de instituições e pesquisadores de nove países

  • Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 15h48
imagem sem descrição.

O radiotelescópio Bingo, colaboração internacional que conta com a participação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), deu mais um importante passo no avanço de sua produção científica. No último dia 3 de agosto, a revista Astronomy & Astrophysics, renomado periódico europeu nas áreas de Astronomia e Astrofísica teórica, observacional e instrumental, publicou uma série de sete artigos abordando o escopo científico do projeto e as possibilidades de descobertas para o futuro equipamento.

 

“Este destaque internacional é a demonstração da relevância dos esforços envidados, um reconhecimento para o trabalho duro de todos os colaboradores nacionais e estrangeiros, que celebra a construção de um radiotelescópio de classe mundial na América Latina, o maior já construído no Brasil. É também uma grande alegria para os seis pesquisadores da UFCG que assinam os artigos”, destaca o professor Luciano Barosi, coordenador do projeto na UFCG.

 

Ele adianta que há mais dois artigos aceitos para publicação na mesma revista e outros em preparação, em diversas fases de desenvolvimento. “Os estudos devem comunicar à comunidade científica os avanços teóricos e experimentais que vamos alcançando”, explicou.

 

As publicações estão disponíveis no Volume 664 do periódico Astronomy & Astrophysics.

 

O projeto

 

Projeto internacional liderado pelo Brasil, o Bingo (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro) trata da construção de um radiotelescópio no município de Aguiar, no sertão da Paraíba.

 

O telescópio é um dos pioneiros no mundo a estudar cosmologia e astrofísica usando a faixa de rádio, inaugurando uma nova janela de observações do nosso universo. Com isso, espera-se desvendar algumas questões em aberto nas áreas, tendo um importante papel nas novas descobertas sobre a matéria escura, parte integrante do universo que a ciência ainda não sabe exatamente o que seja.

 

Com tecnologia predominantemente nacional (USP, INPE e UFCG), a iniciativa, que representa um importante e inovador projeto para a ciência brasileira, é uma colaboração internacional com participação de pesquisadores da China, Reino Unido, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Alemanha e África do Sul.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Fim do conteúdo da página