Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Hospitais universitários da UFCG iniciam atividades de prevenção ao câncer de mama
Início do conteúdo da página
outubro rosa

Hospitais universitários da UFCG iniciam atividades de prevenção ao câncer de mama

Além da realização de consultas e exames, estão programadas atividades educativas, lúdicas e palestras para pacientes e colaboradores

  • Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 10h08

Os hospitais universitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) deram início nesta semana a uma série de atividades de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. Além da realização de consultas e exames, estão programadas atividades educativas, lúdicas e palestras para pacientes e colaboradores.

 

HUAC

 

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), localizado em Campina Grande, realizará, só nesta semana, 318 consultas com mastologistas e ginecologistas e, se houver necessidade, as pacientes já sairão da consulta com a mamografia agendada.

 

“Sabe-se que o cuidado a saúde deve ocupar sempre um espaço em nosso dia e não apenas um período do ano, porém ações intensificadas são importantes para motivar e incentivar as mulheres a estarem atentas para os sinais do corpo, como por exemplo realizando com o autoexame das mamas, e a busca precoce ao serviço de saúde”, disse a chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher do HUAC, Sandra Karina Rolim.

 

HUJB

 

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), localizado em Cajazeiras, tratará o tema de forma aprofundada por meio de palestras educativas presenciais e online, entrevistas nos meios de comunicação da região, além do planejamento de procedimentos para colaboradoras terceirizadas (consultas ginecológicas) e usuárias (por meio da Central de Regulação de Exames e Consultas de Cajazeiras).

 

Outubro Rosa

 

É uma campanha anual realizada mundialmente no mês de outubro com o objetivo de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

 

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

 

(Ascom UFCG, com dados das assessorias do HUAC e do HUJB)

registrado em:
Assunto(s): outubro rosa
Fim do conteúdo da página