E-book de professor e de ex-aluna da UFCG é destaque no jornal Estadão
Livro revela a dinâmica dos homicídios no Nordeste: dos acertos de contas entre famílias poderosas ao aumento das facções criminosas nas cidades do interior
Morte matada: a dinâmica dos homicídios no Nordeste, e-book de autoria do professor José Maria da Nóbrega, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, e da ex-aluna da UFCG e atual professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Duilia Dalyana Ribeiro, foi destacado na edição do último dia 13 de outubro do jornal Estadão.
"Morte matada é um termo muito utilizado no Nordeste brasileiro. Significa a morte por eventualidade externa ao indivíduo. Um termo usado no cotidiano para o assassinato, crime de pistolagem ou interpessoal", informam os autores.
De acordo com a pesquisa que resultou no livro, os crimes de pistolagem - rixas entre famílias poderosas, acertos de contas entre o patronato político -, passaram a ser segundo plano entre as "mortes matadas". O crescimento do tráfico de drogas no Nordeste veio a reboque do aumento das facções criminosas e da violência nas periferias das grandes, médias e pequenas cidades do interior nordestino.
A obra aborda em detalhes os principais estudos sobre homicídios no Brasil e na América Latina entre os anos 2009 e 2019, além de classificar as cidades com populações superiores aos cem mil habitantes no Nordeste pelas suas taxas de homicídios. Também são analisadas detalhadamente as dinâmicas dos homicídios, apresentando-se os dados descritivos, as relações de causalidade entre os homicídios e as variáveis independentes (socioeconômicas e institucionais), bem como os resultados dos testes estatísticos.
A obra foi publicada pela Editora da UEPB e está disponível no endereço https://eduepb.uepb.edu.br/e-books.
(Assimp CDSA/UFCG)
Redes Sociais