Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Celebrado contrato com empresa chinesa para construção do radiotelescópio Bingo
Início do conteúdo da página
ciência

Celebrado contrato com empresa chinesa para construção do radiotelescópio Bingo

Cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira em Campina Grande. Projeto internacional conta com a participação da UFCG e de instituições e pesquisadores de nove países

  • Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 20h51
imagem sem descrição.

Mais uma etapa importante na implantação do Radiotelescópio Bingo foi cumprida na manhã desta quinta-feira, dia 10, com a assinatura do contrato entre o Governo do Estado e a empresa chinesa CETC 54th (China Electronics Technology Group Corporation - 54th Research Institute) para a fabricação de componentes do equipamento, cujas obras de construção já se encontram em andamento no Sertão da Paraíba.

 

A cerimônia de assinatura do contrato, que prevê a transferência de recursos da ordem de R$ 12 milhões à empresa chinesa, aconteceu na sede da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTC), em Campina Grande, e contou com participação presencial e virtual de diversos pesquisadores, gestores de universidades e institutos de pesquisas, além de empresários de vários países.

 

"Estamos dando mais um passo importante que coloca a UFCG entre as maiores do Brasil, uma das gigantes do país em tecnologia e inovação", destacou o reitor Antonio Fernandes, agradecendo ao governador João Azevedo e ao secretário Claudio Furtado, de Educação, Ciência e Tecnologia, pela confiança, apoio e parceria indispensáveis para concretização do projeto.

 

"O Projeto Bingo, como o próprio nome já diz, é um acerto. Temos a confiança de que, com ele, daremos grandes contribuições à ciência mundial, ao tempo que levaremos desenvolvimento regional ao estado da Paraíba, sobretudo à população sertaneja", finalizou.

 

 

O vice-presidente do Instituto de Pesquisa da CTEC, Wang Dong, também comemorou. “Estamos felizes em discutir e criar um grande instrumento científico para a humanidade, com cientistas de todo o mundo", disse o dirigente em pronunciamento transmitido ao vivo da China.

 

A CTEC é a terceira maior companhia de tecnologia da informação da China. Foi responsável pela construção do maior radiotelescópio de abertura única do mundo, o FAST, na província chinesa de Guizhou, cujo espelho refletor mede 500 metros de diâmetro.

 

Bingo

 

O radiotelescópio Bingo é um projeto internacional que conta com a participação de cientistas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade de Brasilia (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais da África do Sul, China, EUA, França, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

 

Está sendo construído na região serrana do município de Aguiar, no Alto Sertão da Paraíba, escolhida por ser um espaço geograficamente adequado e livre de poluição eletromagnética, sendo considerada a maior área de silêncio do Brasil.

 

Uma vez concluído, o Bingo será um dos primeiros telescópios do mundo a estudar cosmologia e astrofísica usando a faixa de rádio, inaugurando uma nova janela de observações do nosso universo. Com o radiotelescópio, será possível medir a expansão do universo e inferir sobre as propriedades da energia escura, podendo indicar a distribuição das galáxias logo após o Big Bang.

 

(Ascom UFCG, com dados da Fapesq-PB. Fotos: Leonardo Silva)

registrado em:
Assunto(s): ciência
Fim do conteúdo da página