Página inicial > Últimas Notícias > Artigo da UFCG é premiado duas vezes em evento internacional sobre sustentabilidade
mobilidade urbana

Trabalho das alunas egressas Amanda Medeiros e Amanda Barbosa foi considerado o 3° melhor do Engema e o melhor do tema Cidades Sustentáveis e Inteligentes. Estudo analisou as condições de caminhabilidade do bairro da Liberdade, em Campina Grande

• Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 08h31

Um artigo desenvolvido na Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade (UAAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi premiado duas vezes no XXIV Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema), promovido pela Universidade de São Paulo (USP).

Escrito pelas alunas egressas Amanda Medeiros e Amanda Barbosa, do curso de Administração, o trabalho foi considerado o melhor do tema Cidades Sustentáveis e Inteligentes e o 3° melhor do evento, considerado o maior da área. A premiação aconteceu no último dia 30 de novembro.

A orientadora, professora Ana Cecília Vasconcelos, explica que o trabalho, intitulado O seu bairro te convida para caminhar? Análise da percepção dos pedestres sobre as condições de caminhabilidade, teve como objetivo analisar as condições de caminhabilidade do bairro da Liberdade, em Campina Grande, com base na vivência e no conhecimento dos moradores da localidade.

O estudo apontou que as condições de caminhabilidade são inadequadas e que o bairro carece de maiores investimentos para proporcionar um deslocamento seguro e inclusivo. Os principais problemas relatados foram calçadas irregulares, buracos, falta de acessibilidade e inclusão, assim como precariedade no quesito segurança pública.

A pesquisa é fruto dos estudos desenvolvidos no Núcleo de Estudos em Gestão Inteligente e Sociedade (NEGIS), coordenado pela professora Ana Cecília.

“A intenção foi estabelecer um diálogo entre a UFCG e a sociedade, na medida em que trazemos a comunidade como protagonista dos nossos estudos. Além disso, esse trabalho se torna um importante instrumento de gestão pública, pois seu resultado aponta onde os gestores públicos podem atuar e direcionar ações para suprimir as lacunas apresentadas pelos moradores do bairro”, destaca a professora, ressaltando ainda que a premiação “revela o reconhecimento dos pares pelos estudos desenvolvidos no Núcleo, proporcionando maior visibilidade à UAAC e à UFCG”.

Assunto(s): mobilidade urbana