Hospital Universitário Júlio Bandeira inicia atendimentos por telemedicina
Primeiras teleconsultas foram avaliações pré-anestésicas, necessárias para a realização das cirurgias eletivas
O último dia 7 de dezembro marcou o início dos atendimentos por teleconsulta no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), localizado em Cajazeiras.
As primeiras teleconsultas realizadas no HUJB, feitas pela médica Priscila Félix, foram avaliações pré-anestésicas, uma das etapas necessárias para a realização das cirurgias eletivas.
As informações coletadas nas avaliações pré-anestésicas por teleconsulta agilizam o processo hospitalar, uma vez que, no dia da cirurgia, é necessário apenas a confirmação dos dados e uma avaliação física do paciente.
A meta é reduzir consideravelmente a fila de espera de consultas pré-anestésicas, que antes do início das teleconsultas era de mais de 100 pacientes.
As teleconsultas são realizadas por chamada de vídeo, sendo agendadas previamente pelo Núcleo Interno de Regulação do HUJB. Funcionam atualmente como projeto piloto, restritas à especialidade de Anestesiologia. A previsão é que o atendimento para outras especialidades, como a pacientes egressos do internamento de Pediatria, seja ampliado em breve.
O HUJB integra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é vinculado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Em que situações a teleconsulta é indicada?
A teleconsulta é indicada em casos em que seja possível a avaliação do paciente utilizando-se a telepropedêutica (coleta de dados a distância), sendo vedada em caso de atendimentos de urgência e emergência.
No caso de pacientes com doenças crônicas, os atendimentos de teleconsulta podem ser realizados, com a ressalva da necessidade de consulta presencial em intervalos não superiores a 180 dias.
(Ascom UFCG, com dados da Ascom HUJB/UFCG-Ebserh)
Redes Sociais