Página inicial > Últimas Notícias > Residentes do HUAC recebem orientação sobre uso racional de recursos
gestão

Residentes do HUAC recebem orientação sobre uso racional de recursos

Informações foram repassadas no I Simpósio de Integração de Residentes do hospital

• Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 12h04

“Os recursos são públicos, mas precisam ser bem aplicados centavo por centavo”. Foi assim, de forma bem direta, que o superintendente do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), Homero Rodrigues, manifestou-se perante novos e antigos residentes de Medicina durante o I Simpósio de Integração de Residentes do HUAC, instituição da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculada à Rede Ebserh. Em 2018, o orçamento do hospital foi de R$ 34.749.809,41.

Segundo Homero Rodrigues, o simpósio foi pensado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) como uma forma diferente de receber e integrar os médicos residentes, com informações específicas sobre funcionamento de cada área do hospital, incluindo setor financeiro, laboratório e farmácia, dentre outros setores.

“Dizem que saúde não tem preço. É verdade, mas tem custo. E esse custo sai do bolso do contribuinte. Ou seja, do próprio paciente que é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). A forma como vocês vão receber o paciente vai dizer muito sobre o hospital.  Nós temos obrigações para com os pacientes, ele não está aqui pedindo um favor, mas o serviço precisa ser racionalizado”, disse.

E acrescentou:  “Usem bem os recursos que são da população, que são do SUS. Ouçam mais e bem o paciente, toquem, conversem, auscultem. Isso representa 80% do caminho para se chegar ao diagnóstico, antes mesmo de se pedir exames caros”, destacou o superintendente do HUAC.

A residente Ana Clara Feitosa, da área de Pediatria, avalia que o evento foi muito importante. “Para a gente conhecer melhor como funcionam os serviço e aspectos referentes à segurança dos próprios profissionais, inclusive como oportunidade para a gente se relacionar com pessoas de outras áreas. É muito importante a gente se conhecer melhor, se relacionar e dialogar”, comentou.

Burocracia necessária

Responsável pela Coordenação de Residência Médica (Coreme) do HUAC, a médica Taciana Raulino Marques disse, durante o evento, que os residentes iriam ter contato ali com informações burocráticas, mas necessárias para entendimento e execução de várias atividades do Hospital Universitário. “Esses temas, aparentemente, burocráticos, vão fazer parte do dia a dia de vocês agora. O hospital é uma grande engrenagem e todos os serviços são essenciais. Espero que vocês aprendam e também sejam multiplicadores dessas informações”, afirmou.

Para a gerente da GEP, Alana Abrantes, o evento foi um sucesso e, a partir de agora, vai integrar o calendário da Gerência de Ensino e Pesquisa. “O simpósio atendeu às expectativas. É uma forma de divulgar informações para esse público jovem que está chegando ao hospital, para que eles se integrem e tomem todos os cuidados não somente com relação a eles próprios, mas também com o paciente, que é nosso fim, em relação ao tratamento e à expectativa de reposição da saúde”. A ideia é que, a partir de agora, eventos semelhantes ocorram a cada semestre, com inserção de novos temas de interesse do público-alvo.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): gestão