Página inicial > Últimas Notícias > Proposta da UFCG para enfrentamento da violência é selecionada em programa de Vigilância em Saúde
extensão

A ideia é contribuir para atividades de prevenção, promoção da saúde e execução de estratégias para enfrentamento da violência no Estado da Paraíba

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 15h48

A proposta Política Nacional de Vigilância em Saúde: participação da comunidade no enfrentamento à violência, submetida pela professora Anúbes Castro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi um dos 20 projetos de extensão selecionados para implementação do Programa da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS Comunidade).

A proposta da UFCG foi a única da Paraíba selecionada pelo PNVS. A ideia é contribuir para atividades de prevenção, promoção da saúde e execução de estratégias para enfrentamento da violência com treinamento para qualificação de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O professor Rodrigo Queiroga atuará como coordenador adjunto.

“Inicialmente vamos conhecer o diagnóstico situacional da violência no Estado da Paraíba começando pela cidade de Campina Grande. Vamos planejar estratégias de enfrentamento a essa condição em conjunto com a sociedade e implementar estratégias de ação que serão propostas às pessoas e serviços envolvidos”, explica a professora, destacando que “é a união de todos - universidade, gestores do estado e municípios e das comunidades - cada um apresentando sua realidade e possibilidade de intervenção.”

A pesquisadora já participou da primeira reunião da PNVS que contou com representantes de diversas instituições. O próximo passo será o diálogo com o estado e municípios, reunir a equipe e selecionar os bolsistas para execução das atividades.

Cada projeto selecionado receberá uma bolsa para o professor coordenador no valor de R$ 1.500 e três bolsas de extensão no valor de R$ 400 cada para os estudantes de graduação que compuserem a equipe de trabalho durante o período de dez meses.

Sobre o PVNS Comunidade

Trata-se de um Programa de Extensão desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Decanato de Extensão (DEX/UnB), o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). O objetivo do Programa é a implementação e o fortalecimento das ações de vigilância e de promoção em saúde previstas pela PNVS.

Confira aqui as propostas selecionadas.

Para mais informações, acesse https://pnvscomunidade.org.br/

Assunto(s): extensão