Página inicial > Últimas Notícias > Colegiado Pleno da UFCG aprova revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024
pdi

Documento é um instrumento legal de planejamento estratégico que reúne objetivos, metas e indicadores para nortear as ações das Instituições Federais de Ensino Superior

• Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 15h32

O Colegiado Pleno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aprovou as alterações no Plano de Desenvolvimento Institucional 2020 - 2024. O documento é um instrumento legal de planejamento estratégico que reúne objetivos, metas e indicadores para nortear as ações das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

O PDI contempla oito eixos: Ensino, Pesquisa e Inovação, Interação com a Sociedade, Assistência Estudantil, Internacionalização, Dinâmica Processual, Recursos Humanos e Gestão Estratégica.

O monitoramento do PDI é um ato contínuo e as suas revisões devem ter periodicidade anual e apreciação pelo Colegiado Pleno. As atividades de revisão e monitoramento tiveram início no segundo semestre de 2021, com o direcionamento das ações planejadas aos respectivos setores da instituição, que sinalizaram o status da ação e eventuais ponderações por revisão nas estratégias inicialmente deliberadas.

O Relatório de Monitoramento apresentou o seguinte quadro resumo para as metas contínuas, de longo, médio e curto prazos:

- Metas de longo prazo: 15% alcançadas, 65% em andamento e 20% sobrestadas;
- Metas de médio prazo: 26,67% alcançadas e 73,3% em andamento; e
- Metas de curto prazo: 29,41% alcançadas e 70,59% ainda sem conclusão.
- Metas contínuas: 80% alcançadas e 20% em andamento.

Nesta revisão, o PDI incluiu alterações propostas por pró-reitorias e secretarias que incluíram ajustes em dados, tabelas do documento, nos textos de metas e ações e no no cronograma de monitoramento e revisão, bem como inclusão e eliminação de metas e ações. O monitoramento dos dados também evidenciou que algumas metas definidas precisam de ações mais urgentes para que sejam concluídas dentro do prazo estabelecido no PDI.

“É preciso ressaltar que a atualização sugerida deve ter como base os resultados obtidos a partir da evolução dos indicadores estratégicos, além de considerar a dinâmica do ambiente organizacional, o qual pode ser impactado por questões diversas, a exemplo da Pandemia do Covid‐19, que afetou a velocidade de algumas ações planejadas, bem como a priorização de aplicação de recursos orçamentários”, destaca o secretário de Planejamento e Orçamento, Vinícius Farias Moreira.

Para conferir o documento completo, acesse aqui.

Assunto(s): pdi