Página inicial > Últimas Notícias > UFCG integra colaboração internacional de observatório de raios gama
SWGO

UFCG integra colaboração internacional de observatório de raios gama

Professor Luiz Augusto Stuani, da Unidade Acadêmica de Física, passou a fazer parte de uma equipe de 100 cientistas de 14 países

• Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 16h13

Um professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) passou a integrar a rede de colaboração internacional de um observatório dedicado à observação de raios gama que será construído em algum lugar da América do Sul, entre os paralelos 30 e 10 Sul.

Luiz Augusto Stuani, da Unidade Acadêmica de Física do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), vai integrar uma equipe de pesquisadores do Southern Wide-field Gamma-ray Observatory (SWGO), que já conta com a colaboração de 100 cientistas de 14 países.

Conforme o pesquisador, o observatório está sendo projetado para “detectar partículas de chuveiros atmosféricos iniciados por raios gama que entram na atmosfera da Terra. O SWGO será o primeiro observatório de raios gama de alta altitude a fornecer cobertura de campo amplo de uma grande parte do céu do sul", disse. O professor ainda afirma que “o projeto complementará os instrumentos atuais e futuros, como HAWC, LHAASO e CTA”.

O SWGO deve unir-se ao esforço mundial de astronomia multi-mensageiro para revelar fenômenos astrofísicos extremos. Seus principais tópicos científicos são: o estudo de aceleradores galácticos e extragaláticos, como remanescentes de supernovas, monitorar eventos transientes a altíssimas energias; teste de física de partículas além do Modelo Padrão; e a caracterização do fluxo de partículas de raios cósmicos.

Do Brasil, além da UFCG, integram a colaboração internacional do SWOG o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) e o Instituto Federal Fluminense (IFF).

O professor Stuani já havia sido integrado, em dezembro passado, à colaboração internacional no Observatório Pierre Auger, localizado na Argentina, considerado o maior observatório de raios cósmicos do mundo.

Para maiores informações, confira o site oficial do laboratório.

(Ascom CCT/UFCG)

Assunto(s): SWGO