Página inicial > Últimas Notícias > HUJB terá capacidade de atendimento aumentada em quase 150%
cajazeiras

HUJB terá capacidade de atendimento aumentada em quase 150%

Quantidade de leitos passará dos atuais 51 para 127

• Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 15h56

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), localizado em Cajazeiras, terá sua capacidade de atendimento aumentada em quase 150%, passando dos atuais 51 para 127 leitos, por meio de uma obra de expansão física.

O projeto arquitetônico da obra teve sua ordem de serviço assinada semana passada, em solenidade que contou com a presença do reitor Antônio Fernandes, da superintendente do HUJB, Ana Paula, e do arquiteto Daniel Pollara, da empresa MHA Engenharia, responsável pelo projeto.

Além do aumento da quantidade de leitos, a reforma do hospital também possibilitará a ampliação de vários setores, a exemplo do bloco cirúrgico, central de material e esterilização, áreas de circulação e acessos, entre outros.

Após a conclusão da obra, o HUJB contará com 127 leitos distribuídos em diversas modalidades, como leitos de UTI adulto (10), de internação (110) e observação (7). Além disso contará com a ampliação do atendimento ambulatorial especializado, cirúrgico, além de apoio terapêutico.

“Quem acompanha nossa luta sabe o quão importante foi esse momento. Há dois anos iniciávamos nossa gestão na UFCG e este hospital contava com apenas 33 leitos, insuficiente para demanda de formação de nossos estudantes. Em poucos meses quase duplicamos nossos leitos e agora, com muita alegria e esperança, comemoramos esse momento histórico”, destacou o reitor.

A superintendente do HUJB, Ana Paula, destacou que além da assistência, quem também ganha com a ampliação é o ensino, já que o hospital forma novos profissionais e replica o conhecimento adquirido, reforçando a missão da Ebserh que é “Educar para Transformar o Cuidar”.

A expectativa é que a execução do projeto afete muito pouco o funcionamento normal do Hospital, uma vez que a estrutura será erguida sobre pilotis.

O HUJB integra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é vinculado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

(Ascom UFCG, com dados da Unidade de Reportagem do HUJB)

Assunto(s): cajazeiras