Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de redução do consumo d'água da UFCG recebe prêmio de boas práticas
gestão

Projeto de redução do consumo d'água da UFCG recebe prêmio de boas práticas

Iniciativa foi considerada uma das 20 melhores práticas de sustentabilidade pelo MMA e ONU

• Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 09h10
imagem sem descrição.

Em tempos de crise hídrica e de situações emergenciais de suspensão no abastecimento - como a atualmente vista em Campina Grande e Região, devido à pane no sistema elétrico em estação de tratamento da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) -, economizar água vem sendo mais que uma necessidade: a atitude é dever de todo cidadão. Infelizmente, essa não é a realidade do nosso dia a dia. Segundo dados da organização Instituto Trata Brasil, o consumo médio brasileiro de água por dia é de 166,3 litros - 51% a mais do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 110 litros.

Os dados mostram que, em pleno Dia Mundial da Água, celebrado nessa sexta-feira, 22 de março, não temos muito o que comemorar. Um projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no entanto - que recentemente foi considerado pelo programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) como uma das 20 melhores práticas nacionais de sustentabilidade no uso racional da água -, prova que é possível mudar esse cenário e inspirar ações na área.

Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ONU na Chamada Pública “Boas Práticas A3P”, que visa dar visibilidade às melhores práticas de sustentabilidade, possibilitando a troca de experiências, compartilhando ideias e promovendo o enriquecimento mútuo sobre o tema, o Projeto “Reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água” vem sendo desenvolvido desde 2015 na UFCG. Em quatro anos de implementação, já gerou uma economia de R$ 1,5 milhão aos cofres da instituição.

Dentre as principais ações desenvolvidas, destacam-se a implantação de uma nova rede de abastecimento, a recuperação de reservatórios de água, a instalação de hidrômetros para monitoramento e de equipamentos poupadores de água, a construção de novos reservatórios e a instalação de placas educativas.

“Conseguimos economizar 70% de água com o projeto e confirmamos nossa expectativa de ter o retorno do investimento nesse período. Hoje, o projeto é autossuficiente”, comemora o engenheiro civil, Antônio Leomar, idealizador do projeto fruto da sua dissertação de mestrado.

Atualmente, a medição do consumo de água para monitoramento na UFCG é realizada 100% por sistema remoto, na sede da Prefeitura Universitária, o que permite uma atualização diária do consumo e a resolução dos vazamentos com maior rapidez. Além disso, é possível avaliar consumos anormais - tanto para mais quanto para menos - e reduzir ainda mais o consumo ou desperdício d’água dentro do campus. A automação foi concluída desde o segundo semestre de 2018. A intenção, agora, é consolidar o uso do sistema no campus sede para estender as ações a outros campus da UFCG.

Confira o resultado da Chamada Pública “Boas Práticas A3P”.

Assunto(s): gestão