Página inicial > Últimas Notícias > HUAC oferece ações de saúde bucal a pacientes internados
saúde

HUAC oferece ações de saúde bucal a pacientes internados

Atendimento integra modelo de assistência multidisciplinar adotado pelo hospital; em 2018 foram realizados 730 procedimentos

• Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 12h05

“Cheguei aqui para tratar de um problema no pé, porque sou diabético, e ganhei um tratamento odontológico feito com muito profissionalismo. E o melhor: tudo pelo SUS”. A afirmação é do contador aposentado Armando Paiva dos Santos, 61 anos, residente em Campina Grande-PB. Ele está entre as dezenas de pacientes atendidos, todos os meses, no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande, dentro de um programa de atendimento multidisciplinar que inclui assistência em saúde bucal.

Segundo registros da Unidade de Monitoramento e Avaliação do HUAC, em 2018 foram realizados 730 procedimentos odontológicos em pacientes internados, incluindo consultas, tratamento para pacientes com necessidades especiais, exodontia e aplicação de flúor. Este ano, foram feitos 41 procedimentos.

“Diariamente, a gente executa atividades preventivas e curativas dentro da área da Odontologia nos pacientes internados no Hospital Universitário Alcides Carneiro. Circulamos em alas, fazendo atividades preventivas e avaliando quais pacientes precisam de um cuidado maior em relação à saúde bucal”, explicou o odontólogo Elcyo Lucena.

Ele informou que o trabalho faz parte de um atendimento multidisciplinar que é oferecido aos usuários do HUAC, não só envolvendo medicina, enfermagem e fisioterapia, mas também a odontologia, que possui um papel primordial no restabelecimento da saúde geral do paciente.

O trabalho é desenvolvido em enfermarias, centros cirúrgicos e oncológicos e também na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entre os serviços oferecidos pelo HUAC, estão: aplicação de flúor; limpeza; restaurações; cirurgias dentárias de pequeno e médio porte; e controle de placa bacteriana. No caso de pacientes em UTI, o acompanhamento da saúde bucal é imprescindível, porque o índice de infecção respiratória aumenta caso não seja feito o controle das bactérias da boca.

“Devolvendo a saúde bucal ao paciente, proporcionamos também condições de elevar a autoestima, assegurando assim uma melhor qualidade de vida”, explicou Elcyo Lucena.  Segundo o profissional, o serviço não é novo na instituição, mas ganhou reforço após a adesão do HUAC à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com chegada de novos profissionais, por exemplo, e oferta de atividades na área de bucomaxilofacial. “Os pacientes ficam felizes e dizem “Ah, aqui a gente trata até da boca. Eles ficam surpresos com essa iniciativa do hospital”.

Foi justamente o que ocorreu com o aposentado Armando Paiva. “Eu não sabia que esse serviço existia. Fiquei muito surpreso.  Chegou um profissional onde eu estava internado e disse: ‘Olha vamos fazer um tratamento nos seus dentes’. Eu até brinquei: eu cheguei aqui para tratar do pé e já está na boca? Eu me surpreendi também com o profissionalismo do dentista, que é excelente”, comentou.

A atenção com a saúde bucal também se estende aos funcionários do Hospital Universitário Alcides Carneiro. Em agosto de 2018, o HUAC promoveu um mutirão interno de saúde bucal, tendo como público-alvo os colaboradores, ofertando assistência em restauração, exodontia e limpeza dentária. Ao todo, foram realizados 549 atendimentos, e um novo mutirão voltado ao público interno está em fase de organização.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): saúde