Página inicial > Últimas Notícias > Serviço de Histopatologia Oral da UFCG atinge a marca de mil diagnósticos de lesões da boca
campus Patos

Laudos gratuitos são emitidos à população desde 2016

• Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 11h06

O Serviço de Histopatologia Oral (SHO) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado ao curso de Odontologia, campus Patos, atingiu, no último dia 4 de maio, a marca de mil diagnósticos de lesões orais e maxilofaciais em sete anos de atendimento gratuito à população no Sertão paraibano.

Criado em 23 de julho de 2016 como parte do programa de extensão da Liga Acadêmica de Diagnóstico Oral (LADO), o serviço surgiu da necessidade de oferecer à população de Patos e Região atendimento especializado em patologia oral, diminuindo, assim, o tempo para o diagnóstico microscópico das lesões da boca, incluindo o câncer oral.

“Recebemos biópsias e peças cirúrgicas de lesões provenientes da cavidade bucal e ossos maxilares, tanto de serviços públicos quanto privados, emitindo laudos gratuitos, o que faz grande diferença na Região, que antes não tinha acesso a este serviço e precisava encaminhar os casos para Campina Grande ou João Pessoa. Isso acarretava demora no diagnóstico e, consequentemente, atraso no tratamento das doenças e tumores da boca, tais como o câncer oral, um dos principais tipos de malignidade que afeta nossa população”, afirma o professor George Nascimento, coordenador do Serviço.

A equipe de patologistas orais do SHO é formada pelos professores Cyntia Carvalho e Leorik Pereira, do curso de Odontologia, além da professora Maria das Neves Gadelha, do Hospital Veterinário, como histotécnica, sob a coordenação do professor George Nascimento. Os alunos do curso de Odontologia participam ativamente da rotina do Serviço, auxiliando os professores na organização do acervo e na execução da macroscopia das peças que chegam ao local.

Atendimento

Os materiais de biópsia de lesões bucais podem ser encaminhados por profissionais e pacientes ao Serviço de Histopatologia Oral, deixando na recepção da Clínica Escola de Odontologia da UFCG, em horário comercial, ou através dos Correios, com a peça bem acondicionada e encaminhada para o seguinte endereço: Avenida Universitária, s/n, Bairro Santa Cecília - Patos/PB. CEP: 58708-110.

“Desta forma, temos recebido peças de cirurgiões-dentistas e médicos de cidades do Sertão paraibano e dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Já recebemos peças, inclusive, de João Pessoa”, destacou o professor George. Em geral, o laudo fica disponível em até quinze dias após o registro da peça, caso não sejam necessárias colorações especiais.

O Serviço funciona na Central de Laboratórios da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, no campus Patos.

Mais informações podem ser obtidas no Instagram @ladoufcg.

Assunto(s): campus Patos