HUAC inaugura serviço de Radiologia Intervencionista
Nova especialidade contribuirá para o diagnóstico e tratamento de pacientes com hepatopatias, nefropatias, pacientes cirúrgicos, oncológicos e pediátricos, dentre outras patologias
Com o objetivo de realizar procedimentos minimamente invasivos, sem necessidade de incisões e/ou cortes, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) iniciou o serviço de Radiologia Intervencionista na unidade hospitalar.
Segundo a chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HUAC, Ana Maria Barbosa, “com a criação do setor de Radiologia Intervencionista com equipamentos modernos que se equiparam aos grandes hospitais particulares do Brasil, o HUAC se posiciona na vanguarda do que há de mais moderno na Medicina atual”.
As primeiras intervenções realizadas no HUAC com os novos equipamentos foram a biópsia de usuários internados, sendo uma biópsia hepática de uma criança e uma renal de um adulto. A equipe foi composta por médico especialista em Radiologia Intervencionista, médico anestesiologista, médicos residentes e a equipe de Enfermagem.
Com o novo serviço, o HUAC se coloca como referência para atender os pacientes paraibanos, uma vez que não há de forma efetiva este serviço em outros hospitais do SUS na Paraíba.
De modo geral, o serviço do HUAC planeja realizar, além das biópsias percutâneas de lesões suspeitas em órgãos sólidos, drenagens de vias biliares, nefrostomias, embolização de tumores hepáticos, entre outros.
Segundo o médico radiointervencionista, Felipe Emanuel Ferreira, “o serviço contribuirá com o Ensino, principalmente com a iminência da implantação da residência médica em Radiologia já aprovada, assim como contribuirá para os avanços na Pesquisa”.
A Radiologia Intervencionista é uma área relativamente nova da Medicina quando comparada às especialidades tradicionais, mas vem agregar no suporte aos outros serviços, atuando em conjunto na busca pelo melhor tratamento para os pacientes. Esta especialização vem crescendo, principalmente, como um novo pilar de suporte no diagnóstico e tratamento do câncer.
Trata-se, ainda, de uma subespecialidade médica promissora que se utiliza de acessos percutâneos por via direta no órgão ou através de acessos endovasculares, guiados por imagens precisas de ultrassonografia, raio X ou tomografia computadorizada, para realização de procedimentos mais assertivos e com menor morbidade, com menor tempo de duração e também de internação hospitalar.
O HUAC integra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
(Coordenadoria de Comunicação Social do HUAC/UFCG)
Redes Sociais