Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo do Ecossistema de Inovação será implementado em Campina Grande
desenvolvimento

Núcleo do Ecossistema de Inovação será implementado em Campina Grande

UFCG integra a iniciativa coordenada pelo Sebrae Paraíba e conta com a participação de diversas entidades. Objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico local

• Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 14h30

Uma iniciativa voltada para a geração de negócios e que promoverá a interação e a cooperação entre diferentes agentes do ecossistema de inovação local. Este é o objetivo do Núcleo do Ecossistema de Inovação de Campina Grande (NICG), que está sendo desenvolvido na cidade e conta com a participação de mais de 40 instituições públicas e privadas, empresários e empreendedores que atuam na área de inovação, incluindo a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O grupo se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 15, no Sebrae Lab, para avaliar os primeiros três meses da fase inicial de mentoria e definir os próximos passos para a implementação do Núcleo.

Coordenado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), o Núcleo visa impulsionar a economia local por meio de negócios inovadores, adotando um modelo figital (físico + digital) de conexões entre os diferentes atores do ecossistema local, como universidades, empresas, órgãos públicos, entidades de fomento e startups. O projeto está sendo construído de forma participativa e colaborativa pelos integrantes, que se reúnem periodicamente para definir o propósito, objetivos, resultados, modelo de negócios e ações futuras.

“A UFCG, uma peça-chave no ecossistema de inovação de Campina Grande, contribui com o elemento ".edu", fornecendo o capital acadêmico e intelectual necessário para o desenvolvimento de propostas em diversas áreas. E como academia, estamos sempre em busca de melhorias e de novas oportunidades para avançar”, explicou o professor Heleno Bispo, representante da UFCG e do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA) no projeto.

O professor destaca, ainda, que o objetivo do Núcleo é tornar Campina Grande um ambiente aberto de inovação, onde as empresas de base tecnológica possam surgir e crescer, ofertando soluções inovadoras para os problemas locais e globais. “A proposta é unir nossas excelências para que todo o ecossistema possa prosperar e ser sustentável. Com a busca constante por melhorias e inovações, vejo isso como o início de uma revolução colaborativa, facilitando a interação entre todos os atores”, enfatizou.

Entre as próximas ações a serem desenvolvidas pelo Núcleo nos próximos três meses estão o fortalecimento de conexões do ecossistema, fomentando mais colaboração e intercâmbio entre os membros; a captação de recursos, permitindo a continuidade e a expansão das atividades; e a implementação e estruturação do espaço físico do hub, criando um ambiente propício para a inovação. “Cada uma dessas ações visa aperfeiçoar o ecossistema e fortalecer a iniciativa, de caráter itinerante”, finalizou.

(Ascom UFCG, com informações do NICG)

Assunto(s): desenvolvimento