Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão da UFCG é classificado para a 2ª fase do Prêmio Innovare
direitos humanos

Projeto de extensão da UFCG é classificado para a 2ª fase do Prêmio Innovare

Clínica de Direitos Humanos em Defesa das Mães Atípicas oferece suporte jurídico gratuito a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

• Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 16h13

O projeto de extensão Clínica de Direitos Humanos em Defesa das Mães Atípicas (CDHDM), desenvolvido no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa, foi classificado para a 2ª fase do Prêmio Nacional Innovare, premiação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Instituto Innovare, é considerada a mais prestigiada comenda jurídica brasileira.

O projeto oferece suporte jurídico gratuito a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, visando à inclusão, igualdade e respeito aos seus direitos. Inicialmente, as vagas são destinadas às mães da Associação Movementes de Sousa.

O CDHMD é coordenado pelos professores Eduardo Pordeus e Anderson Vieira, da Unidade Acadêmica de Direito, que orientam cinco extensionistas nos atendimentos online e presenciais no Núcleo de Prática Jurídica da UFCG, no centro de Sousa. As equipes dão suporte de informações e de atualização processual.

“Não se trata de uma ação individual e de cunho transitório. Vivamente, é um projeto que tenciona dialogar num futuro próximo com outras demandas extensionistas da UFCG, a permanência da assistência jurídica ampla em favor das pessoas com autismo”, destacou o professor Eduardo.

Prêmio Innovare

Em sua 20ª edição, o Prêmio Innovare tem por objetivo identificar, divulgar e difundir as boas práticas que contribuem para o aprimoramento do sistema de Justiça, evidenciando inovações e ações que priorizem os direitos fundamentais e reconhecendo magistrados, promotores, defensores públicos e advogados que empreendem ações e projetos voltados a instrumentalizar efetivamente a promoção de direitos.

A previsão é que o resultado final saia em novembro e que a entrega dos prêmios seja feita em janeiro de 2024.

Assunto(s): direitos humanos