Página inicial > Últimas Notícias > HUAC coloca em funcionamento mamógrafo digital orçado em R$ 1,2 milhão

HUAC coloca em funcionamento mamógrafo digital orçado em R$ 1,2 milhão

Equipamento adquirido com recursos do Rehuf substitui aparelho analógico

• Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 12h10

Tecnologia a serviço da saúde. O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, adquiriu um mamógrafo digital para substituir o equipamento analógico que estava há uma década na instituição. O aparelho começou a funcionar na segunda-feira, 25.

A compra do novo equipamento havia sido anunciada pela gestão do hospital, no ano passado, durante o Mutirão do Outubro Rosa. Na ocasião, o superintendente do HUAC, professor Homero Rodrigues, informou que a aquisição do mamógrafo digital já estava em fase de licitação e seria entregue à população em breve.

Orçado em R$ 1,2 milhão o investimento integra o plano de recuperação e renovação do parque tecnológico do Hospital Universitário Alcides Carneiro. Segundo Homero Rodrigues, a obtenção do mamógrafo digital foi possível graças aos recursos oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). A verba (de capital) é repassada por meio de parcelas igualitárias do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, ao qual os HUs são vinculados.

“O Hospital Universitário já faz mamografia há bastante tempo, no entanto o equipamento em uso era analógico. A substituição desse equipamento por um aparelho digital possibilita uma qualidade superior de imagens, de forma que ampliará também a precisão nos laudos produzidos pelos nossos radiologistas, oferecendo segurança ao diagnóstico. É um grande tento para o HU essa aquisição”, declarou o superintendente.

A superioridade do equipamento digital também foi ressaltada pela chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Ana Maria Cabral. “Trata-se de uma tecnologia de última geração a serviço dos usuários do SUS - Sistema Único de Saúde”, afirmou. Ela destacou que o mamógrafo digital oferece mais conforto ao paciente, o que se traduz em assistência mais humanizada e com maior agilidade no atendimento, além de permitir mais precisão nos resultados dos exames.

Doação do mamógrafo analógico

O aparelho analógico que serviu ao HUAC durante uma década foi desativado e será cedido a alguma instituição. “Possivelmente, a gente vai procurar algum hospital da Rede que tenha interesse, embora saibamos que os outros hospitais estão também na tentativa de adquirir equipamentos digitais”, explicou Homero Rodrigues.

Conforme o superintendente, não havendo nenhum hospital da Rede Ebserh interessado, o HUAC vai procurar algum hospital estadual ou municipal que necessita de um mamógrafo, mesmo que seja analógico. “O equipamento estará à disposição, até mesmo porque é um aparelho que funciona bem e está atualizado em suas manutenções”.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): saúde