Página inicial > Últimas Notícias > HUAC participa de pesquisa sobre fungos que causam infecções hospitalares no Nordeste
saúde

Projeto envolve pesquisadores de 17 hospitais e laboratórios da Região

• Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 15h37

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai participar de um projeto de pesquisa que pretende detectar fungos que causam infecções em pacientes hospitalizados em ambientes de assistência à saúde do Nordeste brasileiro, por meio do monitoramento, controle e prevenção da resistência destes micro-organismos.

O projeto de pesquisa, coordenado pela professora Rossana Cordeiro, da Universidade Federal do Ceará (UFC), envolve pesquisadores de 17 hospitais e laboratórios nordestinos e terá a duração de dois anos. No HAUC, o foco da pesquisa será o fungo do gênero Candida, responsável pela maioria dos casos de infecções fúngicas que acometem o ser humano, especialmente as infecções sistêmicas.

Para o professor Egberto Santos, orientador do projeto no HUAC, o estudo possibilitará conhecer melhor o fungo que está causando infecções e matando pacientes. “Poderemos ver quais são as principais espécies, em quais antifúngicos está a resistência maior e quais são os genes de resistência, por exemplo. Com essas informações, poderemos estabelecer estratégias de tratamento mais apropriadas”, explicou.

O projeto terá uma aluna bolsista do curso de graduação em Farmácia do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, a estudante Darja Vilar. "É importante participar de um estudo tão significativo para a comunidade. Sabemos que com o aumento recorrente de infecções fúngicas, faz-se necessário estudos aprofundados capazes de nortear a comunidade médica sobre a prevalência dessas infecções, as cepas mais isoladas e quais os possíveis tratamentos mais adequados. A troca mútua de conhecimento será de suma valia para minha trajetória acadêmica, espero que venham novos desafios e que eu possa contribuir da melhor forma para o desenvolvimento deste projeto grandioso”, finalizou.

O projeto de pesquisa tem como coordenadora geral a professora Rossana de Aguiar Cordeiro, a qual é vinculada a Universidade Federal do Ceará (UFC). É financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e terá duração de dois anos.

(Ascom UFCG, com dados da Assessoria de Comunicação HUAC/UFCG)

Assunto(s): saúde