Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFCG de combate à violência contra a mulher assina termo de colaboração com a PMCG
extensão

Atividades serão realizadas com mulheres em situação de vulnerabilidade social do Complexo Habitacional Aluízio Campos

• Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 08h14

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do projeto de extensão Transformando vidas: diálogos sobre os impactos visíveis e invisíveis da violência de gênero, assinou, neste mês de agosto, um termo de colaboração técnica com a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) para enfrentamento da violência de gênero. As atividades serão realizadas com mulheres do complexo habitacional Aluízio Campos.

A violência contra a mulher também conhecida como violência de gênero é um grave problema social que envolve atos de agressão física, psicológica, sexual, econômica e/ou patrimonial. Essa forma de violência ocorre em todo o mundo, independentemente, de classe social, raça ou cultura, causando graves consequências para a saúde física e mental da vítima.

Para a professora da UFCG, Betânia Amorim, coordenadora do projeto e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Saúde e Sexualidades (NEXUS), combater e minimizar a violência contra a mulher exige um esforço conjunto da sociedade, de governos, de organizações não-governamentais, para que se possa criar um ambiente seguro e igualitário para todas as pessoas independente do gênero.

“Entedemos que a parceria do NEXUS com a Coordenadoria de Mulher é de suma importância. Buscamos promover para as mulheres um espaço de produção de diálogo, reflexão e problematização em torno da sexualidade e da violência de gênero, o que vem a ser uma via importante de acolhimento e produção de saberes. Esta parceria também é importante porque compreendemos que as universidades públicas tem o compromisso e o desafio de fortalecer a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e extensão”, destaca.

Ela acrescenta ainda que atuação das estudantes envolvidas no projeto é um importante incremento para a formação acadêmica. “A participação de discentes do curso de Psicologia em atividades como pesquisa e extensão, proporcionam a atualização das formações científicas, possibilita pôr em prática o conhecimento téorico adquirido o que vem a ser uma oferta complementar à formação profissional. Para as discentes envolvidas essa atividade é uma incremento a formação acadêmica atendendo a demanda por um perfil profissional que dialogue com o avanços e desafios das políticas públicas ao articular a pesquisa e a extensão aos diversos cenários e atendimento a mulher”, ressalta.

Assunto(s): extensão