Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Contato com mundo digital desenvolve vocabulário e capacidade de expressão de crianças, aponta estudo
Início do conteúdo da página
tecnologia

Contato com mundo digital desenvolve vocabulário e capacidade de expressão de crianças, aponta estudo

Pesquisa realizada desde 2020 por Diogo Oliveira, da UFCG, e Wilton Andrade, da UFPB, busca identificar competências adquiridas por crianças por meio de práticas digitais

  • Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 09h11

Como as crianças estão se desenvolvendo inseridas no mundo digital? Qual o papel das famílias, das escolas, do governo, nessa interação? O mundo digital é prejudicial para o desenvolvimento das crianças? Estes e outros questionamentos são bastante recorrentes na atualidade e geram grandes debates entre os especialistas em Educação Infantil e muitas dúvidas entre os pais.

 

Um estudo realizado desde 2020 pelos pesquisadores Diogo Oliveira, professor do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Wilton Andrade, mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem buscado identificar competências adquiridas por crianças por meio de práticas digitais.

 

Os pesquisadores acompanharam a rotina de cinco núcleos familiares nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, ambas na Paraíba. Foram feitas entrevistas semiestruturadas - que permitiu a adequação das perguntas conforme as necessidades encontradas no decorrer do diálogo entre o pesquisador e os pesquisados.

 

Os resultados obtidos apontam que o contato com as tecnologias gera um aumento exponencial do desenvolvimento da linguagem, vocabulário e da capacidade de expressão, estimulando também o contato com outras línguas, por exemplo, o inglês.

 

“Através do uso positivo, as crianças podem aprender boas maneiras, compreendendo os códigos da civilidade na sociabilidade humana, integrando-se às regras de cada contexto. Elas aumentam seu repertório cultural, tendo acesso, por exemplo, às histórias do folclore nacional. O contato com as tecnologias também fomenta a realização de atividades artísticas, tais como: cantar, dançar, imitar e interpretar personagens de que elas gostam”, explica Diogo Oliveira.

 

Acesse aqui o artigo completo, publicado pela Revista Contracampo, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): tecnologia
Fim do conteúdo da página