Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ALPB realiza entrega da Lei que torna curso de Direito da UFCG Patrimônio Cultural Imaterial
Início do conteúdo da página
Cerimônia

ALPB realiza entrega da Lei que torna curso de Direito da UFCG Patrimônio Cultural Imaterial

Na ocasião, o professor Jardel de Freitas Soares, diretor do campus Sousa, também recebeu a medalha Padre Rolim - honraria é concedida anualmente a personalidades que se destacam nas áreas educacional e religiosa no Estado da PB

  • Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 16h10

Foi realizada nesta sexta-feira, dia 06, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a cerimônia de entrega da Lei n° 12.195, de 10 de fevereiro de 2022, que torna o curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa, Patrimônio Imaterial do Estado da Paraíba.

 

Na ocasião, o professor Jardel de Freitas Soares, diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus Sousa, também recebeu a medalha Padre Rolim - honraria é concedida anualmente a personalidades que se destacam nas áreas educacional e religiosa no Estado.

 

Tanto a autoria da Lei quanto a proposta da comenda foram feitas pelo deputado Francisco Gomes de Araújo Júnior, que ressaltou que esta homenagem foi dedicada a todos que ao longo dos 50 anos de existência do campus de Sousa e do curso de Direito, deram uma vasta contribuição à Educação.

 

Entre as justificativas do projeto de lei, o deputado destacou a trajetória honrosa do CCJS. “A história do CCJS está repleta de atuações sociais em defesa da educação, lutas para receber o merecido reconhecimento e investimento para o desenvolvimento das suas atividades, razões pelas quais, em associação, foram as responsáveis pela atual posição de destaque da instituição nas ciências jurídicas e sociais. Ademais, essa história de batalhas e honra deram frutos que atualmente se espalham em todo o país por meio dos profissionais formados nessa instituição, atuantes em diversos segmentos e que buscam tornar nossa sociedade melhor, contribuindo com seus conhecimentos", detalhou.

 

A solenidade contou com a presença do reitor da UFCG, Antônio Fernandes Filho, que também já foi agraciado com a medalha Padre Rolim. Em sua fala, ele ressaltou o trabalho realizado desde a criação do curso de Direito na instituição e destacou que acompanhar duas homenagens é motivo de comemoração extra. “Ter o curso de Direito reconhecido pela Assembleia é motivo de gratidão imensa, já que é a maior representação do povo paraibano. E quando essa homenagem reverbera em um dos nossos docentes, a felicidade duplica”, disse.

 

Grato pela homenagem, o professor Jardel ressaltou em seu discurso a trajetória dos profissionais anteriores a ele. “É com muita alegria que recebo essa medalha Padre Rolim, o mestre dos mestres, que ensinou a Paraíba a ler. Se hoje estou aqui, sendo homenageado, é porque existiram tantos outros iguais ao Padre, que construíram todo o caminho para que eu pudesse ser agraciado”, comemorou.

 

A solenidade contou ainda com a presença do coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do CCJS da UFCG, José Idemário Tavares de Oliveira; do coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Direito do CCJS da UFCG, Eduardo Jorge Pereira de Oliveira; entre outros representantes da comunidade acadêmica e autoridades legislativas.

 

Sobre o curso

 

O curso de Direito do CCJS tem 50 anos de existência. Foi criado em 1° de maio de 1971 pela Fundação Padre Ibiapina. Em 1979, foi integrado pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB), constituindo o campus VI. Em 2002, em virtude do desmembramento da UFPB, passou a integrar o campus Sousa da UFCG.

 

Atualmente, o curso funciona nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), com aproximadamente mil alunos matriculados. Anualmente, cerca de 170 novos bacharéis em Direito são formados pela UFCG.

 

(Ascom UFCG com dados da ALPB)

 

registrado em:
Assunto(s): Cerimônia
Fim do conteúdo da página